Menu
RSS
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°2 do Contrato: "Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ASSINATURA DE ADENDA N°2 DO CONTRATO N° PDCT-C011/QCBS/2018_Phase2

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Um dos principais objectivos do PDCT é a construção e apetrechamento do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL). Assim, foi contratada, por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação), uma empresa para a elaboração do Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do PCTL. O referido contrato (fase 2 - baseado no tempo) prevê 24 meses de fiscalização da empreitada. Considerando que o contrato de empreitada, posteriormente assinado (clique aqui para ver o Anúncio de Adjudicação), prevê 30 meses para a construção do PCTL, informa-se que foi assinada a Adenda N°1 do referido Contrato, estendendo a duração da fiscalização para 30 meses e fazendo pequenos ajustes na participação de peritos-chave. Clique aqui para baixar o Anúncio de Assinatura da referida Adenda N°1. Considerando ainda a necessidade de i) elaboração do projecto de arquitectura e engenharias, das quantidades e especificações técnicas do mobiliário e equipamento da biblioteca do PCTL e de ii) fiscalização da construção da referida biblioteca, informa-se que foi assinada a Adenda N°2 do referido Contrato. Clique aqui para baixar o Anúncio de Assinatura da Adenda N°2.

 

 

PDCT-MESCTI: AVISO DE SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO - DESENVOLVIMENTO CONCEPTUAL E CRIATIVO DA LOGOMARCA E DE ESCULTURAS DO PCTL


REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

 

SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO

(Selecção de Empresa)

 SDC Nº PDCT-NCS029/SHP/2024

 

PAÍS: República de Angola

PROJECTO: Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia

PROJECTO ID No: P-AO-IAO-006

EMPRÉSTIMO No: 2000130014332

 

Data: 14 de Fevereiro de 2025

Descrição: Desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL).

  1. A República de Angola recebeu financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT) e tenciona aplicar parte do valor acordado neste empréstimo para o desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do PCTL.
  2. O objectivo desta solicitação visa contratar uma empresa especializada para o desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do PCTL.
  3. Informações detalhadas deste concurso são fornecidas na Solicitação de Cotação Ref.ª SDC Nº PDCT-NCS029/SHP/2024 e que pode ser solicitada através dos endereços abaixo indicados, das 08h00 às 16h00 (horas locais) ou através do portal https://ciencia.ao/projectos-mescti/pdct/concursos (clique aqui para baixar).
  4. O Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, convida por este meio empresas registadas no mercado a apresentarem suas cotações para prestarem os serviços, conforme a presente Solicitação de Cotação. As empresas podem associar-se e apresentar cotação em conjunto. Neste caso todos os membros do Consórcio serão solidariamente responsáveis pela totalidade do contrato, caso forem seleccionados.
  5. Os critérios de elegibilidade e o procedimento de selecção serão de acordo com as “Regras e Procedimentos para Aquisição de Bens e Contratação de Empreitadas,” do Banco Africano de Desenvolvimento datado de Maio de 2008 e revisto em Julho de 2012, que está disponível no site do Banco em http://www.afdb.org.
  6. As empresas de prestação de serviços interessadas podem obter mais esclarecimentos por escrito através do endereço de e-mail abaixo indicado.
  7. A cotação pode ser apresentada até 21 de Fevereiro de 2025 às 15h00 (hora local), considerando as seguintes opções:

 

Opção I:

Por e-mail, em formato PDF, para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a seguinte menção no assunto “Solicitação de Cotação Nº PDCT-NCS029/SHP/2024- Desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL)”.

 

Opção II:

Entregue em um envelope único lacrado/fechado, claramente marcado com a Referência: “Solicitação de Cotação Nº PDCT-NCS029/SHP/2024 - Desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL)” e o nome do Concorrente para o endereço abaixo indicado:

 

Nome do Projecto: Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT)

Endereço: Avenida Ho Chi Minh, Nº 201, Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), Maianga

Andar/Sala: R/C/Escritório PDCT

Cidade: Luanda

País: Angola

Coordenadas GPS: 8°50'20.6"S , 13°13'53.7"E

 

 

 

ESCLARECIMENTO Nº 1

Pergunta Nº 1: Gostaríamos de saber se é possível participar do concurso apenas a criação do logotipo?

Resposta PDCT: Conforme indicado no ponto 5.4 da presente Solicitação de Cotação, a cotação será avaliada considerando o desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e o desenvolvimento conceptual e criativo das esculturas por forma a manter uma certa harmonia no processo criativo. Neste sentido, a empresa concorrente deve submeter cotação para os dois itens referidos. Salientar que nos termos do nº 3.3 da Solicitação de Cotação, os concorrentes poderão associar-se e apresentar cotação em conjunto.

 

Pergunta Nº 2: Estamos empenhados em garantir uma resposta detalhada e alinhada com os requisitos estabelecidos, assegurando a entrega de uma proposta robusta e competitiva. Contudo, devido à complexidade do trabalho e à necessidade de análise criteriosa, necessitamos de mais alguns dias para finalizar a nossa submissão de forma adequada. Dessa forma, solicitamos, respeitosamente, a prorrogação do prazo, caso seja possível (terça-feira dia 25 de Fevereiro), e ficamos no aguardo de um retorno quanto à viabilidade desse pedido.

Resposta PDCT: O prazo de entrega da cotação, estipulado no nº 7 do Anúncio deste concurso e no nº 2.3 da Solicitação de Cotação, é prorrogado até o dia 26 de Fevereiro, às 15h00 (hora local).

 

PDCT-MESCTI realizou visita de acompanhamento aos seus bolseiros na Universidade de São Paulo e visitou o Instituto Butantan

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado pelo Governo de Angola e por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da ciência e tecnologia.

Considerando a insuficiência de recursos humanos qualificados, um dos objectivos do PDCT é a atribuição de bolsas de estudo de pós-graduação. Assim, em Fevereiro de 2024, foi assinado um contrato entre o PDCT e a Universidade de São Paulo (USP), Brasil, para a formação avançada de professores universitários e investigadores científicos angolanos, por meio de atribuição de Bolsas de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Adicionalmente, foram assinados contratos entre o PDCT e cada um dos bolseiros, seleccionados pela Comissão de Avaliação e aprovados pela USP. As referidas bolsas de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento têm uma duração máxima de 2, 4 e 1 anos, respectivamente.

Assim, com o objectivo de i) auscultar a Reitoria da USP, os responsáveis da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), os bolseiros do PDCT e os respectivos orientadores para perceber as circunstâncias, os êxitos, os desafios e as suas preocupações, ii) alinhar procedimentos no âmbito dos contratos assinados, iii) estabelecer acções para resolver os desafios encontrados e iv) realizar encontros de trabalho e visitas ao Instituto Butantã (IB), o maior produtor de vacinas e soros da América Latina, uma delegação do PDCT-MESCTI e da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) deslocou-se ao Brasil entre 2 e 14 de Dezembro de 2024.

Os encontros de trabalho ocorreram na Reitoria da USP e no IB, destacando-se os seguintes assuntos analisados: (a) apresentação do ponto de situação do plano de trabalhos pelos bolseiros, (b) cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato assinado entre a USP e o PDCT, (c) desempenho dos bolseiros, (d) discussões sobre os relatórios de progresso a serem submetidos pela USP, (e) discussões sobre os subsídio de manutenção, acreditação e certificação, (f) publicação científica de resultados obtidos, (g) atribuição do grau de Doutor e a Certificação de Pós-Doutoramento; (h) procedimentos a seguir (término da bolsa, etc) e (i) funcionamento do IB, incluindo visitas a laboratórios.

Os bolseiros que não puderam participar presencialmente no encontro realizado na USP, em São Paulo, tiveram a possibilidade de participar online. Alguns membros da equipa do PDCT também participaram online.

Nos encontros com a USP e FUSP, a delegação angolana foi composta pelo Coordenador do PDCT – Ricardo Queirós, Consultor de Aquisições do PDCT – Cristino Sanches, Assistente de Engenharia Civil do PDCT – Baltazar Cristóvão. A USP foi representada pelo Pró-reitor de Pós-Graduação – Rodrigo Rodrigues, Pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação – Adenilso Simão, Assessora Carolina Munhoz e a técnica Alessandra Falciano. A FUSP foi representada pelo Gerente Geral – António Batista, Gestora do Relacionamento Institucional – Fernanda Pereira e pelo Assessor Jurídico – Leonardo Dias. Nos encontros com o IB, a delegação foi liderada pelo Reitor da URNM - Eduardo Ekundi Valetim, e incluiu o Coordenador do PDCT e especialistas da URNM e do IB.

 

 

Acompanhe a Cerimónia de Premiação (13/12/2024)- Prémio Nacional de Ciência e Inovação 2024

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional realiza, no dia 13 de Dezembro de 2024, às 15h00, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), a cerimónia de premiação da Primeira Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação.
 
Esta iniciativa visa, estimular e reconhecer a contribuição dos investigadores científicos, inovadores na ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável de Angola; incentivar a criatividade na produção de trabalhos de investigação científica e inovação tecnológica para a procura de soluções dos problemas sociais, económicos e ambientais que afectem a sociedade angolana e incentivar a participação de jovens e de mulheres nas actividades de investigação científica, invenção e inovação tecnológica.
 
O Prémio Nacional de Ciência e Inovação compreende as seguintes categorias: a) Prémio Nacional de Ciência, b) Prémio Nacional de de Inovação, c) Prémio Nacional de Invenção, d) Prémio Nacional de Carreira, e) Prémio Nacional Mulher Cientista, f) Prémio Nacional de Jovem Cientista, g) Prémio Nacional de Jovem Inovador, h) Prémio Nacional Jovem Inventor.
 
Acompanhe em directo a referida cerimónia de premiação visitando a página do MESCTI no Facebook.
 


ID da reunião: 814 4303 5343
Senha: 829497
 
 
 
 
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais