Menu
RSS

Projectos MESCTI

PDCT-MESCTI realizou visita de acompanhamento aos seus bolseiros na Universidade de São Paulo e visitou o Instituto Butantan

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado pelo Governo de Angola e por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da ciência e tecnologia. Considerando a insuficiência de recursos humanos qualificados, um dos objectivos do PDCT é a atribuição de bolsas de estudo de pós-graduação. Assim, em Fevereiro de 2024, foi assinado um contrato entre o PDCT e a Universidade de São Paulo (USP), Brasil, para a formação avançada de professores universitários e investigadores científicos angolanos, por meio de atribuição de Bolsas de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Adicionalmente, foram assinados contratos entre o PDCT e cada um dos bolseiros, seleccionados pela Comissão de Avaliação e aprovados pela USP. As referidas bolsas de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento têm uma duração máxima de 2, 4 e 1 anos, respectivamente. Assim, com o objectivo de i) auscultar a Reitoria da USP, os responsáveis da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), os bolseiros do PDCT e os respectivos orientadores para perceber as circunstâncias, os êxitos, os desafios e as suas preocupações,…
Ler mais ...

Publicação UNI.AO - Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento e a sua Relação com as IES

Esta publicação surge como um desdobramento do Estudo-diagnóstico da Pós-graduação em Angola, promovido pelo Programa UNI.AO, em 2020, cujo objectivo geral foi sistematizar o conhecimento sobre as capacidades administrativas, financeiras e humanas, mobilizadas para cursos de pós-graduação e avaliar seu grau de adequação de acordo com as necessidades regionais do mercado de trabalho. De entre os seus vários objectivos específicos, o estudo visa mapear e avaliar os principais centros de investigação em Angola (equipamentos, recursos humanos, produção científica, etc.), tanto os da IES, como os que estão sob a tutela de outros ministérios.

O Estudo apresenta um conjunto de recomendações e/ou ações estratégicas para fomentar um maior intercâmbio entre as Instituições de Investigação do Setor do Ensino Superior e as Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento (I&D) separadas das IES, na resolução de problemas de investigação científica e tecnológico.

Constitui, portanto, uma importante fonte de dados recentes que contribuirá para uma melhor compreensão da organização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola.

Baixe a publicação aqui

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Serviços de Auditoria Financeira: 2023-2025

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é a "Gestão e Avaliação do Projecto", na qual se inclui os serviços de Auditoria independente. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso público aberto para "Serviços de Auditoria Financeira ao PDCT" referentes aos anos fiscais de 2023, 2024 e 2025. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Serviços de Auditoria Financeira ao PDCT."
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°1 do Contrato: "Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DE ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-C011/QCBS/2018_Phase2 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos principais objectivos do PDCT é a construção e apetrechamento do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL). Assim, foi contratada, por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação), uma empresa para a elaboração do Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do PCTL. O referido contrato (fase 2 - baseado no tempo) prevê 24 meses de fiscalização da empreitada. Considerando que o contrato de empreitada, posteriormente…
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura da Adenda N°1 do Contrato: "Fornecimento e instalação de equipamentos de laboratório do Centro Nacional de Investigação Científica, incluindo a formação de utilizadores"

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DE ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-G006/ICB/2023 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é o apoio às actividades de investigação científica, na qual se inclui o apetrechamento dos principais laboratórios do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC). Assim, foi contratada, por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação), uma empresa para o "Fornecimento e instalação de equipamentos de laboratório do CNIC, incluindo a formação de utilizadores". Considerando a necessidade de se remover o adiantamento das Condições de…
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°5 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°5 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Adicionalmente, o objectivo é formar os professores e técnicos na manutenção e utilização dos equipmentos de laboratório fornecidos. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de tempo adicional, foi assinada a Adenda N°5. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio…
Ler mais ...

Principais conclusões e recomendações das mesas redondas do segundo Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade – Huíla 2024

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Programa UNI.AO, em colaboração com o ISCED Huíla, Universidade Mandume ya Ndemufayo e o Instituto Superior Politécnico Tundavala, realizaram nos dias 05, 06 e 07 de Junho de 2024, no Lubango, o Segundo Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade, com o tema “A transição energética ao serviço de uma diversificação económica inclusiva e sustentável”. O Fórum visou reflectir sobre as principais formas e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade, os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar na criação e a implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, as empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos locais. A Programação do fórum contemplou, dentre outras actividades, a realização de quatro Mesas Redondas, dos quais resultaram as seguintes recomendações: Recomendações Mesa Redonda 1: Transição Energética e Educação: Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior em Angola Que a transição energética não se dissocie da química verde e, por isso, deve-se fazer melhor aproveitamento do hidrogénio verde; Que a abordagem sobre a transição energética passe de um nível micro para um nível macro; Que sejam estreitados os laços entre a academia, governo e…
Ler mais ...

Resumo executivo do Estudo-diagnóstico sobre Formação Pós-graduada Mais Sensível ao Género

 

O Estudo Diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis ​​em Angola, realizado entre o trimestre último de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI .AO, um programa de cooperação desenvolvido entre a União Europeia e a República de Angola.

O presente estudo tem como objetivo compreender os obstáculos internos e externos, para uma melhor inclusão social das mulheres ao nível da pós-graduação e sua progressão na carreira docente. Foi apresentado publicamente pela primeira vez no Conselho Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2023.

Foram impressos exemplares deste diagnóstico e distribuídos durante o workshop para a apresentação e discussão da proposta de Plano de Acção do Estudo , no mês de Março passado, e que reuniu a comunidade académica, entidades diplomáticas, representantes dos gabinetes ministeriais e da sociedade civil, está proposta de disponibilização nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior. Baixe aqui o PDF

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Consultor de Monitoria e Avaliação

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é a Gestão e Avaliação, na qual se inclui a Unidade de Gestão do Projecto, composta, entre outros, por um Consultor de Monitoria e Avaliação. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso para contratar o referido consultor. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Consultor de Monitoria e Avaliação"
Ler mais ...

MESCTI e Programa UNI.AO realizam workshop para discussão da proposta de Plano de Acção para a Inclusão e Acesso à Formação Pós-Graduada mais sensível ao Género

No âmbito do Programa UNI.AO, de Apoio ao Ensino Superior em Angola, e na sequência da realização do estudo-diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis, o MESCTI, em conjunto com a agência de cooperação técnica Expertise France, realizaram um workshop para a apresentação e discussão da proposta de Plano de Acção. A reunião teve lugar no dia 25 de Março de 2024, no auditório da Universidade Óscar Ribas e na plataforma Zoom. Considerando que a problemática da inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género é um desafio que diz respeito a todos os actores do Subsistema de Ensino Superior e parceiros, pretende-se recolher subsídios para finalizar o Plano de Acção e as estratégias de implementação para a inclusão do género na formação pós-graduada. Este Workshop contou com a presença da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, da Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Isabel Emerson, do Reitor da Universidade Óscar Ribas, Eurico Wongo Gungula, da Coordenadora do Programa UNI.AO, Miriam Bacchin, da Consultora especialista em género, Elsa Rodrigues, representantes dos Gabinetes ministeriais e da Sociedade Civil, entre outros…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais