Menu
RSS

Projectos MESCTI

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°2 do Contrato: "Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DE ADENDA N°2 DO CONTRATO N° PDCT-C011/QCBS/2018_Phase2 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos principais objectivos do PDCT é a construção e apetrechamento do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL). Assim, foi contratada, por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação), uma empresa para a elaboração do Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do PCTL. O referido contrato (fase 2 - baseado no tempo) prevê 24 meses de fiscalização da empreitada. Considerando que o contrato de empreitada, posteriormente…
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: AVISO DE SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO - DESENVOLVIMENTO CONCEPTUAL E CRIATIVO DA LOGOMARCA E DE ESCULTURAS DO PCTL

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO (Selecção de Empresa) SDC Nº PDCT-NCS029/SHP/2024 PAÍS: República de Angola PROJECTO: Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia PROJECTO ID No: P-AO-IAO-006 EMPRÉSTIMO No: 2000130014332 Data: 14 de Fevereiro de 2025 Descrição: Desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL). A República de Angola recebeu financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT) e tenciona aplicar parte do valor acordado neste empréstimo para o desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do PCTL. O objectivo desta solicitação visa contratar uma empresa especializada para o desenvolvimento conceptual e criativo da logomarca e de esculturas do PCTL. Informações detalhadas deste concurso são fornecidas na Solicitação de Cotação Ref.ª SDC Nº PDCT-NCS029/SHP/2024 e que pode ser solicitada através dos endereços abaixo indicados, das 08h00 às 16h00 (horas locais) ou através do portal https://ciencia.ao/projectos-mescti/pdct/concursos (clique aqui para baixar). O Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, convida por este meio empresas registadas…
Ler mais ...

PDCT-MESCTI realizou visita de acompanhamento aos seus bolseiros na Universidade de São Paulo e visitou o Instituto Butantan

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado pelo Governo de Angola e por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da ciência e tecnologia. Considerando a insuficiência de recursos humanos qualificados, um dos objectivos do PDCT é a atribuição de bolsas de estudo de pós-graduação. Assim, em Fevereiro de 2024, foi assinado um contrato entre o PDCT e a Universidade de São Paulo (USP), Brasil, para a formação avançada de professores universitários e investigadores científicos angolanos, por meio de atribuição de Bolsas de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Adicionalmente, foram assinados contratos entre o PDCT e cada um dos bolseiros, seleccionados pela Comissão de Avaliação e aprovados pela USP. As referidas bolsas de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento têm uma duração máxima de 2, 4 e 1 anos, respectivamente. Assim, com o objectivo de i) auscultar a Reitoria da USP, os responsáveis da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), os bolseiros do PDCT e os respectivos orientadores para perceber as circunstâncias, os êxitos, os desafios e as suas preocupações,…
Ler mais ...

Publicação UNI.AO - Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento e a sua Relação com as IES

Esta publicação surge como um desdobramento do Estudo-diagnóstico da Pós-graduação em Angola, promovido pelo Programa UNI.AO, em 2020, cujo objectivo geral foi sistematizar o conhecimento sobre as capacidades administrativas, financeiras e humanas, mobilizadas para cursos de pós-graduação e avaliar seu grau de adequação de acordo com as necessidades regionais do mercado de trabalho. De entre os seus vários objectivos específicos, o estudo visa mapear e avaliar os principais centros de investigação em Angola (equipamentos, recursos humanos, produção científica, etc.), tanto os da IES, como os que estão sob a tutela de outros ministérios.

O Estudo apresenta um conjunto de recomendações e/ou ações estratégicas para fomentar um maior intercâmbio entre as Instituições de Investigação do Setor do Ensino Superior e as Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento (I&D) separadas das IES, na resolução de problemas de investigação científica e tecnológico.

Constitui, portanto, uma importante fonte de dados recentes que contribuirá para uma melhor compreensão da organização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola.

Baixe a publicação aqui

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Serviços de Auditoria Financeira: 2023-2025

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é a "Gestão e Avaliação do Projecto", na qual se inclui os serviços de Auditoria independente. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso público aberto para "Serviços de Auditoria Financeira ao PDCT" referentes aos anos fiscais de 2023, 2024 e 2025. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Serviços de Auditoria Financeira ao PDCT."
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°1 do Contrato: "Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DE ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-C011/QCBS/2018_Phase2 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos principais objectivos do PDCT é a construção e apetrechamento do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL). Assim, foi contratada, por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação), uma empresa para a elaboração do Projecto, Fiscalização da Construção e Plano de Negócio do PCTL. O referido contrato (fase 2 - baseado no tempo) prevê 24 meses de fiscalização da empreitada. Considerando que o contrato de empreitada, posteriormente…
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura da Adenda N°1 do Contrato: "Fornecimento e instalação de equipamentos de laboratório do Centro Nacional de Investigação Científica, incluindo a formação de utilizadores"

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DE ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-G006/ICB/2023 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é o apoio às actividades de investigação científica, na qual se inclui o apetrechamento dos principais laboratórios do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC). Assim, foi contratada, por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação), uma empresa para o "Fornecimento e instalação de equipamentos de laboratório do CNIC, incluindo a formação de utilizadores". Considerando a necessidade de se remover o adiantamento das Condições de…
Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°5 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°5 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Adicionalmente, o objectivo é formar os professores e técnicos na manutenção e utilização dos equipmentos de laboratório fornecidos. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de tempo adicional, foi assinada a Adenda N°5. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio…
Ler mais ...

Principais conclusões e recomendações das mesas redondas do segundo Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade – Huíla 2024

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Programa UNI.AO, em colaboração com o ISCED Huíla, Universidade Mandume ya Ndemufayo e o Instituto Superior Politécnico Tundavala, realizaram nos dias 05, 06 e 07 de Junho de 2024, no Lubango, o Segundo Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade, com o tema “A transição energética ao serviço de uma diversificação económica inclusiva e sustentável”. O Fórum visou reflectir sobre as principais formas e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade, os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar na criação e a implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, as empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos locais. A Programação do fórum contemplou, dentre outras actividades, a realização de quatro Mesas Redondas, dos quais resultaram as seguintes recomendações: Recomendações Mesa Redonda 1: Transição Energética e Educação: Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior em Angola Que a transição energética não se dissocie da química verde e, por isso, deve-se fazer melhor aproveitamento do hidrogénio verde; Que a abordagem sobre a transição energética passe de um nível micro para um nível macro; Que sejam estreitados os laços entre a academia, governo e…
Ler mais ...

Resumo executivo do Estudo-diagnóstico sobre Formação Pós-graduada Mais Sensível ao Género

 

O Estudo Diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis ​​em Angola, realizado entre o trimestre último de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI .AO, um programa de cooperação desenvolvido entre a União Europeia e a República de Angola.

O presente estudo tem como objetivo compreender os obstáculos internos e externos, para uma melhor inclusão social das mulheres ao nível da pós-graduação e sua progressão na carreira docente. Foi apresentado publicamente pela primeira vez no Conselho Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2023.

Foram impressos exemplares deste diagnóstico e distribuídos durante o workshop para a apresentação e discussão da proposta de Plano de Acção do Estudo , no mês de Março passado, e que reuniu a comunidade académica, entidades diplomáticas, representantes dos gabinetes ministeriais e da sociedade civil, está proposta de disponibilização nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior. Baixe aqui o PDF

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais