Menu
RSS

Projectos MESCTI

PDCT: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Curso de Língua Inglesa

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é capacitar recursos humanos. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso restrito que foi aberto. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Curso de Língua Inglesa"
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura de Adenda N°1 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de tempo adicional, foi assinada a Adenda N°1. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.
Ler mais ...

RECRUTAMENTO: PDCT abre candidaturas para a contratação de Especialista em Monitoria e Avaliação

Mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Ler mais ...

Aberta a 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, na cidade do Lubango (Huíla)

No dia 14 de Novembro do ano em curso, aconteceu a cerimónia de abertura da 4ª turma do curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no auditório da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, na província da Huíla. A cerimónia contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Sua Excia. Dr. Emanuel Catumbela, da representante da Delegação da União Europeia, Sra. Alba VALLE, dos representantes do Programa UNI.AO/Expertise France, Dra. Jeanne VIVET e Dr. Osvaldo Varela, do Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo Dr. Sebastião António, do Coordenador do curso Dr. João Saveia, dos formandos que constituem esta turma, entre outras individualidades. Lubango, 15 de Novembro de 2022.
Ler mais ...

Angola vai ganhar mais Especialistas em Gestão do Ensino Superior

Aconteceu, no dia 24 de Outubro do corrente ano, a abertura oficial da 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no edifício de Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, situado no Largo das Escolas, em Luanda. A cerimónia contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Católica de Angola (UCAN), Professora Doutora Maria de Assunção, da representante da Direcção Nacional do Ensino Superior, Dra. Guilhermina Angola, da Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Sra. Isabel Emerson e do Doutor Osvaldo Varela, em representação do Programa UNI.AO/Expertise France. Durante a sua intervenção, a Magnífica Reitora da UCAN começou por dar as boas-vindas aos presentes que prestigiaram a cerimónia. Continuou dizendo que a gestão das IES, mais do que nunca, é desafiada a ser um exercício verdadeiramente artístico e científico e isso impõe a qualquer gestor a necessidade de uma actualização permanente de conhecimentos, trocar experiências ao ritmo da velocidade das múltiplas transformações que têm revolucionado a noção e compreensão, bem como a função e a utilidade social das IES, enquanto lugares, por excelência, de ensino e formação, produção e transferência de conhecimento. Finalizou realçando a importância do curso, que configura uma iniciativa…
Ler mais ...

RECRUTAMENTO: Programa UNI.AO abre candidaturas para a contratação de uma Consultora, Especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior

O programa UNI.AO está a recrutar uma(o) consultora(o), especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior, para um tempo de duração máxima de 13 meses (indicativamente de Janeiro2023 – Fevereiro de 2024). O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 06 de Dezembro 2022. O “Estudo diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis”, realizado no quadro do programa UNI.AO em 2021, revelou que, de momento, ao nível da pós-graduação, 75% do corpo docente e discente está representado pelo sexo masculino, constatando-se um desequilibro em termos de representação equitativa do género. O Estudo demonstrou que as outras populações vulneráveis como as pessoas com deficiências físicas, as pessoas com menos recursos económicos e as pessoas oriundas do meio rural já se encontram na maioria excluídas do subsistema de ensino Superior a nível da graduação, o que limita bastante a possibilidade de acção em favor destas populações ao nível da pós-graduação. Neste sentido, e para apoiar o acesso mais equitativo à pós-graduação, torna-se relevante focar em actividades para promover e/ou melhorar o acesso das mulheres à pós-graduação, reduzindo a discrepância em relação à proporção das mulheres que frequentam os…
Ler mais ...

Programa UNI.AO - Aberto 2º Edital de Apresentação de Projectos para atribuição de Subvenções para a criação de Cursos de Especialização

No âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior de Angola UNI.AO, implementado pela Expertise France, em parceria com o MESCTI, e financiado pela União Europeia, está aberto o 2º Edital para apresentação de propostas de projectos de criação e implementação de novos cursos de especialização e de reforço dos cursos de especialização já existentes. O convite é destinado às Instituições de Ensino Superior (IES) Angolanas públicas e privadas. As IES podem candidatar-se a título individual ou, preferencialmente, em parceria ou consórcio com IES nacionais ou estrangeiras, sendo o proponente principal uma IES angolana. O valor de cada proposta de curso a ser subvencionado pode variar entre 40.000 e 150.000 Euros. Os cursos a serem subvencionados terão como objectivos contribuir para a formação de quadros especializados, altamente qualificados e apoiar o esforço do executivo angolano na sua estratégia para o desenvolvimento e diversificação da economia. São consideradas prioritárias as propostas de criação de um novo curso de especialização e de apoio a um curso já existente, focadas nas disciplinas STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) bem como nos seguintes sectores: Indústria agrícola, pecuária, silvicultura e pescas; Energia e electricidade; Tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Logística, transportes e construção;…
Ler mais ...

Anúncio de Adjudicação de Contrato - Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é o "Apoio às actividades de investigação científica", na qual se inclui a construção e apetrechamento de um Parque de Ciência e Tecnologia. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso público internacional aberto para contratar uma empresa para Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Construção do Parque de Ciência…
Ler mais ...

Programa UNI.AO realiza encontro sobre a Pós-Graduação em Angola

 

No dia 15 de Junho, durante o encontro promovido pelo MESCTI e pelo Programa de Apoio ao Ensino Superior UNI.AO, foi lançada a publicação do seguinte estudo: “A Pós-graduação em Angola: situação e perspectiva para a criação de novos cursos”.

A publicação apresenta a síntese dos resultados de dois estudos-diagnósticos realizados em 2020, o primeiro sobre a pós-graduação em Angola e o segundo sobre os sectores económicos prioritários para formação de quadros altamente qualificados. Estes resultados, inéditos, constituem uma boa base de análise para entender a importância do ensino superior e, particularmente, da pós-graduação para a diversificação económica do País.

Esta publicação permite preencher algumas lacunas e ter uma visão sistematizada tanto dos cursos de pós-graduação actuais, das suas forças e fraquezas, como dos perfis de quadros mais desejados pelos empreendedores. Estes dois estudos são complementares e permitem cruzar a visão das Instituições de Ensino Superior (IES), das empresas e do sector produtivo. Os resultados destes estudos alimentaram a concepção de uma estratégia ao serviço de uma pós-graduação que participe activamente do desenvolvimento do País, estimule a criação e difusão do conhecimento científico e forme quadros qualificados para responder aos desafios económicos e sociais de Angola.

Mais informação, aceda: https://www.facebook.com/programauniao 

 

Baixe aqui o estudo em PDF: Programa de Apoio ao Ensino Superior - Estudo

 

Ler mais ...

PDCT apoia a Gestão da Propriedade Intelectual Nacional

Image credit: ShutterStock O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, co-financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O objectivo do Projecto é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT. A Propriedade Intelectual (PI) refere-se às criações do conhecimento humano, tais como invenções, obras literárias e artísticas, desenhos, símbolos, nomes ou imagens usadas no mercado. A PI pertence a uma pessoa ou empresa e é legalmente protegida de uso ou implementação por terceiros sem consentimento do autor. Os direitos da PI geralmente dividem-se em dois ramos: i) direitos de propriedade industrial; e ii) direitos de autor e conexos. O PDCT apoia o reconhecimento dos autores na produção científica em Angola e promove a protecção dos seus direitos. Os direitos da PI são fundamentais para encorajar o investimento na investigação científica, oferecendo maior confiança aos investidores e inventores. Através da linha de apoio à gestão da propriedade intelectual, o Instituto Angolano de Propriedade Industrial (IAPI) foi beneficiado com equipamento informático, incluindo a sua instalação e teste, para informatizar o processo de gestão…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais