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- Publicado em Bolsas - Pós-Graduação
- Escrito por Portal Ciencia.ao
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Esta publicação surge como um desdobramento do Estudo-diagnóstico da Pós-graduação em Angola, promovido pelo Programa UNI.AO, em 2020, cujo objectivo geral foi sistematizar o conhecimento sobre as capacidades administrativas, financeiras e humanas, mobilizadas para cursos de pós-graduação e avaliar seu grau de adequação de acordo com as necessidades regionais do mercado de trabalho. De entre os seus vários objectivos específicos, o estudo visa mapear e avaliar os principais centros de investigação em Angola (equipamentos, recursos humanos, produção científica, etc.), tanto os da IES, como os que estão sob a tutela de outros ministérios.
O Estudo apresenta um conjunto de recomendações e/ou ações estratégicas para fomentar um maior intercâmbio entre as Instituições de Investigação do Setor do Ensino Superior e as Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento (I&D) separadas das IES, na resolução de problemas de investigação científica e tecnológico.
Constitui, portanto, uma importante fonte de dados recentes que contribuirá para uma melhor compreensão da organização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola.
O Estudo Diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis em Angola, realizado entre o trimestre último de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI .AO, um programa de cooperação desenvolvido entre a União Europeia e a República de Angola.
O presente estudo tem como objetivo compreender os obstáculos internos e externos, para uma melhor inclusão social das mulheres ao nível da pós-graduação e sua progressão na carreira docente. Foi apresentado publicamente pela primeira vez no Conselho Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2023.
Foram impressos exemplares deste diagnóstico e distribuídos durante o workshop para a apresentação e discussão da proposta de Plano de Acção do Estudo , no mês de Março passado, e que reuniu a comunidade académica, entidades diplomáticas, representantes dos gabinetes ministeriais e da sociedade civil, está proposta de disponibilização nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior. Baixe aqui o PDF