Menu
RSS

Fortalecendo Laços e Expandindo Horizontes: UFH e URNM Assinam MOU para Parceria

A Universidade de Fort Hare (UFH) está a trilhar o caminho para tornar-se uma instituição africana de destaque, focada na excelência e inovação. Na sua jornada, a UFH valoriza parcerias significativas e, recentemente, uma delegação liderada pelo Vice-Chanceler, Prof. Sakhela Buhlungu, visitou Angola, resultando na assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a UFH e a Universidade Rainha Njinga Mbande (URNM), em Malanje.

A colaboração, iniciada há três anos pelo Departamento Sul-Africano de Ciência e Inovação (DSI), está a evoluir para uma série de compromissos de alto nível em investigação científica, inovação e desenvolvimento do capital humano. A UFH está a diversificar as suas parcerias, envolvendo-se deliberadamente com a URNM, marcando o seu primeiro contacto com um país africano lusófono.

A visita incluiu apresentações detalhadas sobre objectivos estratégicos e processos de investigação, ensino e aprendizagem. A Sra. Sikhonzile Sikhosana, da DSI, destacou a importância desta colaboração no contexto dos compromissos da DSI no continente africano.

Desde 2021, marcos notáveis incluem visitas recíprocas, actividades de científicas, formação de alunos e a obtenção de uma subvenção da União Europeia para um programa especializado. O MOU formaliza a colaboração em bolsas conjuntas, workshops, cooperação em áreas comuns de interesse e extensão universitária.

A delegação da UFH foi recebida pelo Prof. Dr. Eduardo Ekundi (Reitor), Prof. Dr. Osvaldo Pelinganga (Vice-Reitor para os Assuntos Acadêmicos), Prof. Dr. Bettencourt Munanga (Vice-Reitor, para Área Científica e Administração) e Prof. Dr. Guilherme Pereira (Diretor do Instituto de Tecnologia Agroalimentar), Dr. Gabriel António Simoli (Secretário Geral) e os responsáveis de todas as outras estruturas e unidades da URNM.

Esta parceria, agora emblemática entre a África do Sul e Angola, é um testemunho do compromisso da UFH em expandir fronteiras académicas, promovendo a excelência e a inovação no continente africano.

Saiba mais em: https://www.ufh.ac.za/news/News/SolidifyingpartnershipsAfrica%E2%80%93UFHvisitsAngola

 
Ler mais ...

Ministra Maria do Rosário Bragança visita as IES e I&D da República Francesa

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, terminou hoje (14.07.2023) a sua visita de trabalho às Instituições de Ensino Superior e Instituições de Investigação & Desenvolvimento da República Francesa.

Durante o período da sua estadia, a Titular daquele Departamento Ministerial visitou a Universidade Tecnológica Belfort-Montbéliard (UTBM), em França, acompanhada por uma delegação de cinco Magníficos Reitores das Universidades Angolanas. Esta visita de trabalho surge na sequência da passagem do Presidente francês, Emmanuel Macron, acompanhado pela Ministra francesa do Ensino Superior e Investigação, Sylvie Retailleau, a Luanda, em Março passado, para o Fórum Económico Franco-Angolano. 

Enquanto Angola se junta à Organization internationale de la Francophonie (OIF), duas iniciativas franco-angolanas importantes tiveram o seu início para apoiar a transformação do ensino superior angolano, isto é:

  1. Na área de agronomia e agronegócio com L'Institut Agro Montpellier;
  2. Na área das ciências, tecnologias e engenharias com a UTBM e a Université de Technologie de Compiègne (UTC).

Na visita feita em Belfort — campus da UTBM — foi possível constatar o trabalho em curso considerando o escopo das ciências, tecnologias e engenharias:

  1. No vertente do Ensino Superior, a partir do início do ano académico 2023/2024, três (3) cursos de mestrado estarão em pleno funcionamento (engenharia de sistemas industriais, engenharia de sistemas ciber-físicos, engenharia e ciência de dados). Este conjunto constitui uma base de ensino coerente de 36 módulos de ensino (todos concebidos em parceria entre as equipas da UTBM e UTC);
  2. Na vertente da Investigação Científica, até à data presente estão em curso três (3) teses de doutoramento, sobre temas que abordam sobre o uso das tecnologias para uma sociedade pós-petróleo, sistemas inteligentes para uma sociedade de aprendizagem e engenharia para química verde;
  3. Além disso, várias acções têm sido realizadas para desenvolver o relacionamento entre empresas angolanas e francesas, como o YETOLAB da Universidade Agostinho Neto, e um FabLab inspirado no UTBM Innovation CRUNCH Lab.

A UTBM acolhe actualmente 13 estudantes de engenharia e 2 estudantes de doutoramento angolanos. O objectivo final desta iniciativa global é estruturar em Angola um tríptico “formação — investigação — inovação” tal como o modelo da Universidade Tecnológica Francesa.

A Ministra Maria do Rosário Bragança também teve a oportunidade de visitar o Campus Veterinário da VetAgro Sup, que é uma Instituição de Ensino e Investigação com o foco para a formação de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e inspetores sanitários. Esta visita, contou com a presença do Sr. Thibaut Nancy, Especialista Senior e Coordenador de Projectos de Cooperação entre Angola e França, e permitiu trocar experiências sobre cooperações anteriores e em curso. A Titular efectuou uma visita ao Hospital Veterinário Universitário e ao Lycée Agricole de Cibeins.

A delegação angolana está composta pelos seguintes membros:

  1. Ministra do Ensino Superior e Investigação: Maria do Rosário Bragança
  2. Consultor da Ministra para o Empreendedorismo e Inovação: Jone Heitor
  3. Diretora de Gabinete da Ministra: Elisama Cardoso
  4. Gabinete do Ministro: Helena Campos
  5. Magnífico Reitor da Universidade Rainha Njinga Mbande — Eduardo Ekundi Valentim
  6. Magnífico Reitor da Universidade Onze de Novembro — Kianvu Tamu;
  7. Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto — Pedro Magalhães
  8. Magnífica Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos — Virgínia Quartin;
  9. Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo — Sebastião Antonio

A delegação da UTC esteve composta pelos seguintes membros:

  1. Jean-Pierre Caliste, Prof. Emérito, e
  2. Joanna Daaboul, Diretora de Relações Internacionais.

A delegação da UTBM esteve composta pelos seguintes:

  1. Ghislain MONTAVON, Director da UTBM;
  2. Franck Gechter, Chefe de Relações Internacionais;
  3. François JOUFFROY, Chefe de Comunicações
  4. Jérôme CHAUSSON, Diretor de Serviços

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 14 de Julho de 2023

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais