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Ministério do Ensino Superior de Angola estabelece parceria com a Times Higher Education

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de Angola estabeleceu uma parceria estratégica com a empresa global de dados e insights sobre ensino superior, Times Higher Education (THE), para contribuir no desenvolvimento do ensino superior deste país da África Austral.

O MESCTI pretende melhorar o ensino superior angolano em termos de internacionalização e desempenho académico e científico.

A THE realizará uma análise detalhada e abrangente baseada em dados do ensino superior angolano, identificando os pontos fortes e fracos do sistema angolano e das universidades nele inseridas, desenvolvendo estratégias nacionais e individuais para apoiar o seu sucesso futuro.

Sua Excelência, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Eugénio Silva, afirmou: “A THE fornecerá um painel de dados ao MESCTI para supervisão e monitorização transparentes do progresso, a fim de melhorar continuamente o ensino superior angolano, e entregará um quadro de políticas nacionais personalizado, fornecendo recomendações de políticas accionáveis alinhadas com a estratégia de ensino superior do Governo de Angola”.

Tristan Horlick, Diretor Regional da Times Higher Education para o Médio Oriente e África, disse: “Estou extremamente entusiasmado com a parceria da THE com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola. O MESCTI está a mostrar uma ambição real de concretizar todo o potencial do ensino superior no país, com ambições promissoras, que beneficiarão significativamente os seus cidadãos e o mundo em geral.”

A THE realizará uma série de workshops para Gestores das Instituições de Ensino Superior e fará a comparação das universidades angolanas com instituições seleccionadas, permitindo ao MESCTI mensurar melhor as suas instituições de ensino superior em relação a pares internacionais.

 

Link:https://www.timeshighereducation.com/press-releases/angolas-higher-education-ministry-forms-partnership-times-higher-education?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1GpzxSju0SiXZDx1sVM1RnpVGG6idO8CCs5Mie_wATvhhoNL_XWstt8ZE_aem_vpgKg58p1_ry9oQGAyJ0Yg

 

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Consulte os Relatórios Finais de Avaliação Externas das 9 IES avaliadas pelo INAAREES (1ª Fase)

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) realizou, no dia 15 de Março de 2024, no Auditório "Uanhenga Xitu" do Arquivo Nacional de Angola, a divulgação pública dos resultados do processo de avaliação externa e acreditação do ensino superior, abrangendo 30 cursos de saúde e outras ciências da saúde.

Esta avaliação externa, conduzida por comissões independentes de especialistas nacionais e estrangeiros, teve como foco inicial os cursos de medicina e outras ciências da saúde. Os relatórios produzidos fundamentaram-se em evidências recolhidas conforme os indicadores, padrões e critérios estabelecidos.

Foram avaliados cursos ministrados em várias instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Agostinho Neto, a Universidade Katyavala Bwila, a Universidade José Eduardo dos Santos, a Universidade Mandume ya Ndemufayo, a Universidade Onze de Novembro, a Universidade Rainha Njinga Mbandi, o Instituto Superior Técnico Militar, a Universidade Privada de Angola e a Universidade Jean Piaget de Angola.

Dos 30 cursos avaliados, apenas 7 receberam acreditação, entre eles o curso de medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Jean Piaget de Angola e os cursos de enfermagem, fisioterapia e odontologia da Universidade Privada de Angola.

Em anexo, consulte os relatórios finais de avaliação externa:

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