Menu

Conheça o LiBES.

A elaboração do Livro Branco do Ensino Superior resulta de um pedido de assistência técnica do Governo de Angola dirigido ao Banco Mundial, no âmbito da Estratégia de Parceria Revista entre o Banco Mundial e a República de Angola. Assim, foram identificadas e discutidas as seguintes actividades entre as Partes, que se desenvolveriam nos próximos 18 a 20 meses, concretamente:

  1. Realizar um diagnóstico sólido de onde o sector está e quais são as lacunas urgentes que requerem atenção. O diagnóstico irá focar no acesso, equidade (com foco no gênero), qualidade e financiamento;
  2. Ajudar a montar um quadro de políticas em torno do ensino superior, estendendo-se às competências pós-secundárias. O quadro de políticas seria elaborado através de uma série de consultas a fim de construir um consenso em torno das principais conclusões;
  3. Realizar uma série de seminários sobre tópicos específicos relacionados com o Ensino Superior, procurando estabelecer sempre um quadro comparativos com alguns países e suas experiencias;
  4. Desenvolvimento e aprovação de uma Estratégia para o Ensino Superior (Livro Branco), a ser elaborada, aprovada e lançada até Maio de 2023.

O acto de lançamento do processo de elaboração do Livro Branco, realizado a 28 de Janeiro do corrente, constituiu um momento simbólico em que o Governo de Angola tornou público esta importante iniciativa que visa contribuir para um melhor planeamento do desenvolvimento do Ensino Superior.

Para mais informação, contribuições e solicitações, envie um e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ler mais ...

Participação Angolana no Diálogo de Política sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável - UNESCO


Da Esq-direita: 1ª fila: Profa Doutora Gabriela J.P. Teixeira; Prof. Doutor Emanuel Catumbela; Profa Doutora Ana Alexandre Robalo; 2ª fila: Sr. Nuno Cruz, Mestre Adelino Tchivango, 3ª Prof. Doutor Sabino Ferreira Nascimento, Lic. Ana M. C. Yeka, Lic. Saldanha Joaquim Rogério.

Uma delegação de Angola, chefiada  pelo Director Nacional para o Ensino Superior, Professor Doutor Emanuel Catumbela, em representação a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, participou na reunião organizada pelo Secretariado Regional da UNESCO na SADC, cujo objectivo foi preparar a Política sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável da região, que decorreu em Joanesburgo, África do Sul, de 14 a 15 de Março do ano em curso. 

A delegação contou com professores e investigadores  de diferentes organismos  e instituições do ensino superior e um membro de organização civil, nomeadamente:

  • Doutor Sabino Ferreira Nascimento – INAAREES (Ponto focal do Projeto A Sustentabilidade Começa com os Professores);
  • Profa Doutora Gabriela J.P. Teixeira – Faculdade de Ciências Naturais da UAN;
  • Profa Doutora Ana Alexandre Robalo - ISCED-Huambo;
  • Mestre Adelino Tchivango - Universidade Rainha Njinga A Mbande - Malanje;
  • Saldanha Joaquim Rogério - ISCED-Uíge;
  • Ana M. C. Yeka - ISCED-Uíge;
  • Nuno Cruz, da Associação Nação Verde.

O Diálogo visou envolver os actores políticos e líderes educacionais, dos Estados Membros da SADC, nas actividades relacionadas com a Educação  para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), no sentido de defender a sua integração nas políticas públicas e nos currículos escolares.

Durante o evento foram partilhadas experiências de projectos implementados nos países da região sobre a integração da EDS em políticas públicas e o envolvimento da sociedade, assim como, os resultados do Programa “A Sustentabilidade Começa com os Professores (SCP)” em países da SADC seleccionados;

Angola e Moçambique foram seleccionados como países de implementação do Programa A Sustentabilidade Começa com os Professores (SCP) para o ano de 2022. Os professores que fazem parte da Delegação angolana terão uma formação específica para implementar este programa em Angola.

Os participantes desta reunião identificaram diferentes estratégias necessárias à implementação de uma Política Regional sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável que deve, entre outros, unir sinergias entre o programa SCP e a EDS para as iniciativas nacionais 2020-2030 e as aspirações dos países da SADC, conforme especificado no Plano dos Indicadores de Desenvolvimento Estratégico Regional (PIDER) 2020–2030;

Estiveram presentes nesta reunião Ministros da Educação e Recursos Minerais da Zâmbia, Secretários de Estados, Directores Nacionais, Gestores de Instituições de Ensino Superior e Representantes de Organizações não Governamentais e Juvenis e representantes do Secretariado da SADC e do Secretariado UNESCO Regional da África Austral.

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 17 de Março de 2022

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais