Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Assista Aqui a 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia!

  • Publicado em Eventos

É já nesta terça-feira, 12 de Novembro de 2019, que decorrerá a abertura da 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT), no Centro de Convenções de Talatona em Luanda, a partir das 14:00. A grande novidade, é que poderá assistir a conferência clicando AQUI, e estar por dentro de todas as matérias.

A 6ª CNCT decorrerá de 12 a 14 de Novembro do corrente ano, com o objectivo de apresentar e discutir resultados de investigação científica e trocar experiências sobre a contribuição da ciência na melhoria da qualidade do ensino, no apoio à economia e na resolução dos problemas sociais. 

No mesmo dia e local (12/11), será feito o corte da fita da 1ª Edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica – FIEBaT. A FIEBaT é um evento que tem como objectivo divulgar e premiar os produtos, serviços e processos inovadores com potencial económico e social para o desenvolvimento sustentável que tenham sido produzidos em Angola nas IES (Instituições de Ensino Superior) e II&D (Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento). 

O credenciamento dos participantes para o evento ocorrerá a partir das 10:00, isto é, 4 horas antes do início do evento.

Para ter acesso ao programa e ao livro de resumos da 6ª CNCT basta clicar nos links abaixo. 

 

Programa da 6ª CNCT.

Livro de Resumos da 6ª CNCT.

 

 

Bolsas Criar Lusofonia 2019 - Prazo 31 de Outubro - Inscreva-se Já!!!

Decorre, até 31 de Outubro de 2019, o prazo para candidatura ao programa Bolsas Criar Lusofonia, gerido pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal.
O concurso Criar Lusofonia tem por objectivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para cidadãos de países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Com estas bolsas, pretende-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores/investigadores de língua portuguesa, a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono. São instituídas duas bolsas de criação/investigação literária que permitirão estadias de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos. Pelo menos uma das bolsas será atribuída a um português. Será atribuída a cada bolsa a quantia de 3000 €.

Podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra publicada nos respectivos países e, preferencialmente, também fora deles.

Calendário

• Selecção pelo júri: até 31 de Dezembro de 2019:
• Entrega pelos bolseiros de programas individuais de desenvolvimento do projecto: entre 15 e 30 de Janeiro de 2020;
• Desenvolvimento dos projectos: entre Março e Setembro de 2020;
• Entrega de relatórios finais de estada e das obras realizadas: até 31 de Outubro de 2020;
• Entrega da obra final no prazo de 1 ano após o último relatório.


Regulamento - Bolsas Criar Lusofonia 2019 [PDF]


Mais informações e esclarecimentos: Centro Nacional de Cultura www.cnc.ptEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

1.ª Feira de Ciências e Tecnologias da FCT/Unipiaget de Angola

  • Publicado em Eventos

Sob o lema “Criar, Inovar para Melhor Servir Angola, Primando pela Segurança e Protecção do Meio Ambiente”, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Jean Piaget de Angola realiza, de 30 de Outubro a 1 de Novembro de 2019, nas Instalações da Universidade Jean Piaget de Angola (Viana – Kapalanca), a 1.ª Feira de Ciências e Tecnologias.

A Feira tem como objectivo promover a cultura científica e inovadora nas Instituições de Ensino Superior, consolidando a interdisciplinaridade entre os estudantes e as empresas. Especificamente, pretende-se com esta Feira:

  • Reunir na UniPiaget de Angola empresas e instituições nacionais interessadas em divulgar a sua produção, as suas ofertas de emprego e estágios aos recém-formados e estudantes;
  • Privilegiar o contacto entre estudantes e o meio empresarial, num espaço de exposição das empresas, de forma a potenciar saídas profissionais dos estudantes;
  • Promover debates e esclarecimentos de várias temáticas de interesse para a comunidade empresarial e académica, o reforço entre a UniPiaget e as empresas;
  • Estimular o desenvolvimento de actividades investigativas e experimentais;
  • Divulgar trabalhos referentes a resultados de projectos de pesquisa de extensão e inovação, experimentos laboratoriais e demais produções de carácter técnico-científico, e tecnológico;
  • Fomentar troca de experiências didácticas baseadas na produção de conhecimento técnico-científico;
  • Fortalecer as relações entre a comunidade académica e os demais sectores.

Mais informação em: www.unipiaget-angola.org

 

MESCTI abre Inscrições para 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia: Actualizado - 5 de Novembro

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informa que estão abertas, até ao dia 5 de Novembro, as inscrições para a 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a realizar-se no Centro de Convenções de Talatona, de 12 a 14 de Novembro de 2019, em Luanda.

A Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) é um evento científico bianual, que privilegia a apresentação e discussão de resultados de investigação científica de trabalhos, que estejam além da análise da bibliografia e também da descrição de casos, ocorrências ou fenómenos, com o objectivo de apresentar e discutir resultados de investigação científica e trocar experiências sobre a contribuição da ciência na melhoria da qualidade do ensino, no apoio à economia e na resolução dos problemas sociais.

A 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia tem como público alvo a comunidade científica, especialistas, profissionais e estudantes com interesse nos temas e tópicos abaixo referidos nos seguintes painéis:

  • PAINEL I – “Políticas e Instrumentos de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica" (Medidas de política e financiamento e a implementação da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica);
  • PAINEL II – “Ciências Sociais, Humanidades, Sociedade e Economia” (A ciência, os hábitos e costumes e os problemas sociais);
  • PAINEL III – “A Inovação Tecnológica, a Produção de Alimentos e a Substituição de Importações” (A ciência, a produção de alimentos, a oferta de novos produtos, a segurança alimentar e nutricional);
  • PAINEL IV – “A Ciência, a Gestão dos Recursos Naturais e das Urbanizações (A aplicação do conhecimento, das tecnologias geo-espaciais, e de sensoriamento remoto na gestão dos recursos naturais, do meio e das cidades na era das alterações climáticas);
  • PAINEL V – “A Investigação Operacional, a Inovação Tecnológica e os Serviços de Saúde” (A qualidade dos serviços de saúde, a vigilância epidemiológica, a prevenção e o combate às endemias).

Para baixar a ficha de inscrição, clique aqui. Mais informações, por favor aceda aqui o site da Conferência.

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais