Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Declaração sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

DECLARAÇÃO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

No dia 11 de Fevereiro celebra-se, pela 6ª vez, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

É inegável o papel crucial da ciência e da igualdade de género na melhoria do desenvolvimento humano e no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, pelo que a ciência precisa da participação, cada vez maior, das mulheres e das meninas. Assim, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) apela às mulheres e meninas angolanas a contribuírem, de forma efectiva e relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do nosso país.

Como forma de sublinhar a importância das mulheres e meninas na busca de soluções para os principais desafios mundiais, com vista à celebração do “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, 11 de Fevereiro de 2021, a UNESCO destaca o tema “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a COVID-19”.

A COVID-19 tem afectado as relações de ensino/aprendizagem, profissionais, de lazer e afectivas devido às restrições impostas para travar a doença e salvar vidas. Apelamos às mulheres e meninas que continuem a contribuir com a mesma força e determinação como têm feito até aqui, para o reforço da consciencialização pública sobre a necessidade do cumprimento das medidas de combate à COVID-19.

O Governo de Angola, por intermédio do MESCTI e do seu Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, tem em curso acções para reforçar a inserção das mulheres e meninas na ciência, destacando-se, por um lado, o suporte com bolsas de estudo a 250 meninas do ensino secundário, de todas as províncias do país, que frequentam cursos que se adequam ao perfil de entrada para o ingresso em cursos superiores em áreas das ciências naturais, tecnologias, engenharias e matemáticas. Por outro lado, está em fase avançada a avaliação das candidaturas para a atribuição de 155 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, pretendendo-se que 55% se destinem a mulheres. Certamente que com os resultados obtidos nestas acções, as mulheres e meninas angolanas estarão mais aptas a responder aos diversos desafios que a Organização das Nações Unidas lançou para este ano, tendo declarado 2021 como “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”, “Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores”, áreas em que as mulheres jogam um papel importante, “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”, visando reforçar a segurança alimentar, melhorando a produção alimentar saudável e sustentável, bem como reduzindo as perdas e os desperdícios alimentares.

Em qualquer destes desafios existe um campo vasto para a ciência, quer no domínio das ciências sociais, das ciências da saúde e das ciências agrárias, dentre outros, em busca de soluções inovadoras para os problemas da sociedade, esperando-se um maior envolvimento das mulheres e meninas.

Celebremos o Dia internacional das mulheres e meninas na ciência, com a consciência de que é preciso tudo fazer para que as mulheres e as meninas tenham mais acesso e maior participação na ciência.

Luanda, aos 11 de Fevereiro de 2021

 

A MINISTRA

MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA

LISPA cria Programa de Ideação de Negócios para Estudantes Universitários - Candidaturas até 28 de Fevereiro de 2021

Tendo como um dos seus objectivos desenvolver projectos de novas tecnologias que potencializam o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o Banco Nacional de Angola através do LISPA “Laboratório de Inovação do Sistema do Sistema de Pagamentos de Angola” e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, inclui no seu leque de ofertas o programa Beta-Shift.

O Beta-Shift LISPA consiste num programa de formação intensivo de três (3) dias para capacitar indivíduos e aspirantes a empreendedores sobre os diferentes conceitos do desenvolvimento de um negócio: desde a validação de negócio, modelo de custo e receitas, às fases de protótipo, de teste e de pitch à investidores.

A iniciativa (Beta-Shift LISPA) inclui 3 dias de workshops, sessões de mentoria e trabalho em equipa, com o apoio de mentores com experiência comprovada no mercado. O programa é composto por duas edições, que irão decorrer de 03 a 05 de Fevereiro de 2021 e de 17 a 19 de Março de 2021.

No formato online, o evento é coordenado pelo Acelera Angola com o apoio do Beta-i. As candidaturas estarão abertas para todos os estudantes universitários até 28 de Fevereiro de 2021. Para inscrever-se aceda ao website do LISPA (www.lispa.ao) com apenas uma ideia.

 

Para informações adicionais queiram por favor, utilizar o seguinte contacto: Pedro Moniz - 940647374, ou envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Concurso para Atribuição de 2 Bolsas de Investigação de Pós-doutoramento - Prazo: 25 de Janeiro 2021

Encontra-se aberto até o dia 25 de Janeiro de 2021, o concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação para bolseiro de pós-doutoramento no âmbito do projecto VAST- VALUES ACROSS SPACE AND TIME, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT)/NOVA FCSH, com a referência VAST (EU 101004949), financiado por fundos Europeus através da Comissão Europeia (H2020), nas seguintes condições:

a) Área Científica genérica: Literatura

b) Área Científica específica: Literatura Tradicional

c) Requisitos de admissibilidade:

  • Obtenção do grau de doutoramento há menos de 3 anos;
  • Tese de doutoramento em Letras;
  • Sólidos conhecimentos e experiência em investigação literária e arquivística;
  • Interesses de investigação centrados na relação entre contos populares e cultura (preferencial);
  • Familiaridade com índices de contos, nacionais e internacionais, como o ATU, e com os contos de Grimm (preferencial);
  • Familiaridade com conceitos das humanidades digitais e gestão de bases de dados;
  • Capacidade comprovada de organização, independência e trabalho em equipa;
  • Fluência em língua inglesa e portuguesa.

d) Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 15 de fevereiro de 2021, eventualmente renovável.

e) Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 1616 EUR, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

f) Métodos de seleção:

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista. Os candidatos admitidos a concurso serão avaliados em duas fases: a primeira fase consistirá na avaliação curricular (AC) e a segunda na Entrevista (E), com as seguintes ponderações: AC 0-90 pontos e E 0-10 pontos. Apenas os candidatos com classificação da AC de 80 pontos ou mais passarão à segunda fase (E).

g) As candidaturas devem ser submetidas por email acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae (máx. 4 páginas), com evidência dos elementos requeridos na AC;
  • Certificado de grau de doutoramento;
  • No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa;
  • Carta de motivação (máx. 1 página).

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a referência VAST (EU 101004949) BIPD1

Mais informação: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=130263&lang=pt

 

Oportunidade: Prêmio Internacional Mendeleev de Ciências Básicas da UNESCO-Rússia - Candidaturas até 15 de Março de 2021

Estão abertas as candidaturas para o Prêmio Internacional Mendeleev de Ciências Básicas da UNESCO-Rússia, até o dia 15 de Março de 2021. Este prémio visa promover e homenagear a excelência nas ciências básicas, definidas para incluir as disciplinas de química, física, matemática e biologia, a base sobre a qual o conhecimento científico pode ser propagado e que são fundamentais para o avanço da inovação e do desenvolvimento sustentável.

A UNESCO convida os governos dos Estados Membros, em consulta com suas Comissões Nacionais, as organizações não governamentais que mantêm parcerias oficiais com a UNESCO e atuam em áreas relevantes cobertas pelo Prêmio, as Cátedras UNESCO, os Centros de Categoria 2, as uniões científicas internacionais e universidades propor candidatos individuais para a edição de 2021 do Prêmio Internacional Mendeleev de Ciências Básicas da UNESCO-Rússia.

O Prémio, concedido anualmente a dois vencedores, tem como objetivo recompensar os indivíduos por suas principais realizações em termos de desenvolvimento, difusão e cooperação internacional nas ciências básicas, que tiveram um impacto transformador, significativo em escala regional ou global. Cada um dos dois vencedores individuais receberá um prêmio financeiro de US $ 250.000,00, bem como uma medalha de ouro e um diploma.

As candidaturas devem ser feitas online (em inglês ou francês) por meio de um modelo dedicado disponível na página do processo de inscrição, que se encontra no seguinte link: https://en.unesco.org/stem/basic-sciences-prize/apply

Mais informação em: https://en.unesco.org/stem/basic-sciences-prize

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais