Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Participe no Global Management Challenge Angola 2022 - Inscrições Abertas até o dia 03 de Abril de 2022

  • Publicado em Eventos

O Global Management Challenge consiste numa simulação empresarial interactiva em que cada equipa gere uma Empresa com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento para a sua empresa no mercado em que se insere.

Ao tomarem decisões de gestão de topo, os participantes passam pela análise de indicadores económicos/financeiros, ganham uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa, compreendem a interação entre as diferentes áreas funcionais e o impacto que as suas decisões podem ter numa organização, tendo em conta as condicionantes do mercado em que competem e a máxima satisfação do cliente e do accionista.

O Global Management Challenge (GMC) é a maior competição mundial de gestão, com utilização de um sofisticado simulador, cujos participantes competem entre si gerindo uma empresa virtual, através da tomada de decisões em áreas diversificadas como: Finanças, Contabilidade, Comercial, Produção, Marketing, RH, entre outras.

 

CALENDÁRIO

Serão realizadas fases provinciais a uma (1) volta de cinco (5) decisões para o apuramento da equipa vencedora de cada província. As equipas que vencerem (em cada província) irão competir na Final Nacional. A equipa vencedora da Final Nacional irá representar Angola na Final Internacional do Global Management Challenge, defrontando as equipas vencedoras dos outros países participantes.

Para mais informação: https://www.globalmchallenge-ao.org/450590148

 

 

2º Global Microbiome Network – GloMiNe – Simpósio para a África - Janeiro 13-14, 2022

A diversidade microbiana, que é crucial para a saúde humana, encontra-se globalmente ameaçada pela urbanização a um ritmo sem precedentes. Os “hotspots” de diversidade microbiana encontram-se principalmente em povos tradicionais e serão perdidos à medida que estes se vão integrando nas sociedades industrializadas, a não ser que se reconheça a urgência da sua preservação e que se desenvolvam estudos para compreender as funções desta diversidade que está em vias de se extinguir.

Existe uma clara associação entre a industrialização/urbanização e o aumento acentuado de disfunções imunes e metabólicas, levando a doenças como a asma, alergias, diabetes tipo 1, doença celíaca, etc. Estes micróbios em vias de extinção serão necessários, no futuro, para reverter as tendências globais no aumento de doenças crónicas.

Este simpósio pretende aproximar cientistas de instituições académicas africanas e investigadores de outros países líderes nas áreas da microbiologia, bioinformática, antropologia, conservação, preservação, ética e saúde pública. O simpósio irá discutir e promover a importância dos esforços de conservação da biodiversidade microbiana. A iniciativa é dirigida a estudantes, investigadores e responsáveis políticos, em particular de África.

“GloMiNe for Africa” é o segundo de uma série de workshops que pretende estabelecer uma rede de microbioma global, depois do primeiro em Peru, que contou com mais de 1,000 participantes de 34 países inscritos. O Instituto Gulbenkian de Ciência será o anfitrião do “GloMiNe for Africa”, organizado por um comité que inclui instituições da África, da Europa e da América, e que será em inglês com tradução direta para francês e português. Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da missão do Microbiota Vault para a preservação da saúde da humanidade. 

O evento decorrerá em ingles com tradução simultânea para francês e português. 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. 

Prazo de inscrição: 13 Janeiro 2022

 

Para mais informação: https://igc.idloom.events/glomine2022-pt

Participe na 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa de 12 a 16 de Setembro de 2022, em Cabo Verde.

De 12 a 16 de Setembro de 2022 realizar-se-á a 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa, sob o tema: "A Física para o Desenvolvimento Sustentável", na cidade de Praia, em Cabo Verde.

O evento é promovido pela União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP) e a Universidade de Cabo Verde (UNICV), e conta com o apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e o Patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da Sociedade Portuguesa de Física (SP Física), da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) e da Sociedade Física Europeia (EPS).

O objectivo desta série de conferências é a partilha de conhecimento científico e técnico entre países de diferentes saberes, mas com muito em comum desde a língua aos desafios da actualidade.

A União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP) e a Universidade de Cabo Verde (UNICV) têm a honra de convidar os interessados a submeterem trabalhos para a 4ª Conferência de Física dos Países da Língua Portuguesa.

A conferência tem, sem excluir outros não mencionados, em destaque os seguintes temas:

  1. Divulgação e ensino da Física (incluindo ensino digital e aplicações);
  2. Meio ambiente, mudanças climáticas;
  3. Poluição oceânica e prevenção de calamidades;
  4. Fontes sustentáveis de energia;
  5. Contribuições da física para a engenharia;
  6. Física para a vida;
  7. Tecnologia espacial, em particular utilização de nanosatélites;
  8. Sistemas complexos;
  9. Inteligência artificial;
  10. Nanotecnologias;

O evento terá lugar na Universidade de Cabo Verde em setembro de 2022.


Datas Importantes

  • Submissão dos trabalhos: 31 de Janeiro de 2022
  • Resposta aos autores: Abril de 2022
  • Inscrição: Maio de 2022

Mais Informação, aceda: https://4cfplp.sci-meet.net/pt

Angola e Hungria assinam acordo de cooperação no domínio do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

 

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora. Maria do Rosário Bragança deslocou-se à cidade de Budapeste, Hungria, no dia 30 de Outubro do corrente ano, a convite do seu homólogo Prof. Dr. László Palkovics, Ministro da Ciência e Tecnologia da Hungria para proceder à assinatura de um acordo de cooperação entre ambos os países no domínio do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A visita oficial, que se estende até 4 de Novembro do corrente ano, além da assinatura do acordo de cooperação, envolve também visitas à várias Instituições de Ensino Superior húngaras assim como um encontro com estudantes angolanos bolseiros na Hungria.

A Ministra Maria do Rosário Bragança fez-se acompanhar de uma delegação de Quadros Séniores do MESCTI, dentre estes o Director Geral do INAGBE, Milton Chivela, fazem igualmente parte da delegação quadros do MIREX (Ministério das Relações Exteriores).

O MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 31 de Outubro de 2021.

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais