Menu
RSS
Concursos e bolsas

Concursos e bolsas (4)

Programa UNI.AO está a contratar uma consultoria especializada para a Criação e Implementação de três plataformas digitais de gestão e monitorização do Ensino Superior e de projectos de Investigação.

 

O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 12 de maio de 2023

No quadro da implementação das suas actividades e prossecução dos seus objectivos mais específicos, o Programa prevê fortalecer o Sistema Integrado de Informação do MESCTI (SII-MESCTI), tendo como objecto principal facilitar o tratamento dos dados relacionados com o ensino superior em Angola. De momento, não existe um sistema informatizado, fiável e rápido, que permita realizar uma coleta de dados para dar tratamento às informações relacionadas aos atos do Ensino Superior sem sobressaltos. O SII-MESCTI será implementado em diferentes fases e com diferentes módulos, respondendo ao desafio nacional da modernização administrativa das instituições e garantindo um maior apoio entre a governação, os sistemas de informação e a interrupção de garantia de qualidade.O fortalecimento do SII-MESCTI será desenvolvido de forma modular e terá uma evolução contínua a partir da integração e interconexão de módulos parcelares. Estes módulos serão construídos, conforme as prioridades identificadas no comité de pilotagem, de forma sequencial, e, coincidente, serão integrados e interconectados num sistema global. De acordo com as prioridades identificadas, foram definidos quatro módulos parcelares:

  • Módulo para submeter pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação;
  • Módulo para submissão de pedido de criação de nova Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou nova Unidade Orgânica;
  • Módulo para acomodar dados para alimentar o anuário estatístico;
  • Módulo para cadastro de profissionais e instituições de investigação.

 O módulo para subscrever pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação está, na data da redacção dos presentes termos de referência, em curso de implementação. Os três outros módulos são o objeto destes TDR, divididos em três lotes, que podem ser respondidos conjuntamente ou separadamente.

Para todos os lotes, deve-se considerar as seguintes necessidades:

  • Desenvolvedor ou software que permite
  1. Preencher formulários e carregar documentos pdf, de forma segura (login/password atribuídos) e ergonómica.
  2. Baixar arquivos e carregar arquivos pdf preenchíveis.
  3. Extrair informações e dados estatísticos sobre as atividades dos usuários interagindo no software.
  • Testar a versão Beta do software e alojá-la nos lugares definidos de acordo com o MESCTI.
  • Transformar, caso seja relevante, documentos word em pdf preenchíveis (um total de no máximo 300 páginas).
  • Elaborar guias de apoio técnico para os gestores do software e produzir a FAQ para os usuários da plataforma.

 Localização dos produtos

O trabalho deve ser desenvolvido nas instalações da entidade contratada e exame no MESCTI e em algumas Instituições de Ensino Superior em Luanda, incluindo aquelas que têm menor facilidade de recursos tecnológicos para apoiar o funcionamento das Plataformas em questão. Os coordenadores do Programa UNI.AO facilitam estas atividades de testagem.

 O produto acabado (ou a versão Beta) deverá ser alocado numa nuvem a ser indicado pelo MESCTI, depois de acreditado pelo prestador de serviço conforme as condições necessárias para a sua funcionalidade, segurança e integridade no “ambiente” a ser indicado.

A versão Beta deve, da mesma forma, ser instalada numa nuvem alternativa, considerada “nuvem de recuperação de desastres”, para mitigar o risco de funcionamento do sistema e/ou de perda de dados e informações.

A entidade contratada deverá, ainda, produzir os processos e procedimentos dos perfis de acesso e privilégios, definindo diferentes níveis de atuação, de modo a garantir que os usuários, bem como as aplicações remotas, sejam identificados, que as suas identidades sejam devidamente verificadas, e que só pode aceder a informação ou sistemas para os quais foram previamente autorizados.

 Experiência e competências necessárias da equipa

As necessidades necessárias para realizar esta prestação de serviço devem basear-se fundamentalmente nas experiências profissionais a seguir:

  • Desenvolvimento Ágil de Software;
  • Desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais;
  • Desenvolvimento de API;
  • Desenvolvimento de Interface Gráfica Amigável Para os Usuários (GUI).

Uma experiência comprovada demonstrada nestes domínios deverá ser demonstrada.

 Formulação das respostas ao concurso

Quanto à tramitação dos procedimentos de treinamento, empresas/operadores médicos na área de TIC são convidados a apresentar propostas técnicas e financeiras para um, dois ou todos os lotes propostos.

Será proposto um contrato de compra de prestações de serviço com base nos TDR, na proposta técnica e na proposta financeira. poder ser concedido ao contratado um adiantamento de 20% do preço global da prestação, o restante sendo pago segundo um calendário definido no contrato e vinculado a diferentes fases de trabalho.

Para envio de candidaturas ao concurso e ter acesso à documentação completa do concurso, deve aceder ao link https://www.marches-publics.gouv.fr/?page=Entreprise.EntrepriseAdvancedSearch&AllCons&id=2278691&orgAcronyme=s2d

Os Termos de Referência completos do concurso também estão disponíveis aqui Upload Completo: /UNI_AO/PT_TdR___3_modulos_SII_vf.pdf

Ler mais ...

Oportunidade: Programa UNI.AO está a recrutar um(a) consultor(a), para coordenar a organização de um fórum de diálogo ciência/sociedade na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Huambo.

 

O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 07 de abril de 2023

Com o objetivo geral de aumentar a diversificação económica e a criação de emprego em setores prioritários, um dos objetivos do programa UNI.AO é facilitar o acesso à informação sobre a escolha dos estudos e perspetivas profissionais para os estudantes. Nesta perspectiva, está previsto organizar atividades para promover a aproximação entre o mundo académico e a sociedade, em particular as empresas do setor produtivo.

Fora isso, o programa apoia a criação ou o fortalecimento de cursos de pós-graduação em áreas estratégicas relacionadas com a diversificação económica. Nesta perspectiva, foi lançado em 2021 um edital para selecionar cursos. 18 cursos foram seleccionados, incluindo 6 cursos na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), na Província do Huambo, nas áreas da saúde (2 cursos) e da agropecuária (4 cursos).

Esta concentração de cursos na UJES na área agropecuária, estratégica para o desenvolvimento nacional e regional, explica a organização de um fórum de diálogo ciência/empresas no Huambo, sedeado no Huambo/UJES.

O objetivo geral é discutir as principais formas e canais de interação entre o mundo acadêmico e a sociedade, bem como os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar a criação e implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, as empresas privadas e os organismos públicos locais (ou, pelo menos, a criação de negociação formal que encorajem esta articulação).

O/a consultor/a presta assistência técnica, administrativa e logística de maneira transversal no marco do Programa, especificamente para acertar a organização e coordenação deste fórum de diálogo ciência/sociedade na UJES . Sob a responsabilidade da coordenadora do programa, ele/a trabalha em estreita colaboração com a equipa técnica do Programa, baseada em Luanda e na França e com o assistente de comunicação e direção. Ele/ela assumirá as seguintes funções:

  • Coordenar e administrar a parte logística de organização do evento de dois dias, previsto para o início de Junho de 2023 (procurar recomendações de serviços para catering, fazer visita técnica prévia ao local do evento, assegurar com os técnicos o bom funcionamento dos equipamentos técnicos da conferência, assegurar a ligação com o serviço do protocolo, etc.).
  • Apoiar na organização das atividades do fórum (mesa-redonda, debates, visitas de campo, etc.)
  • Coordenar, em estreita ligação com o assistente de comunicação, a produção de elementos gráficos de comunicação (cartas, pano de fundo, guloseimas, convites).
  • Em colaboração com o assistente de comunicação e a UJES, redigir e elaborar os convites, o programa do evento, o comunicado de imprensa, atualizar a lista dos convidados. Apoiar na elaboração de publicações para as redes sociais antes, durante e depois do evento para assegurar a visibilidade desejada.
  • De maneira geral, coordenar a boa organização e realização deste evento de visibilidade em estreita ligação com a equipe técnica, administrativa e financeira do programa.

Experiência profissional / Qualificações e competências:

  • Titular de um diploma universitário em políticas públicas, administração, direito, governança dos sistemas educativos ou economia;
  • Experiência profissional comprovada de no mínimo 5 anos no domínio da gestão de projetos ou de organização de eventos.
  • Bom conhecimento do setor de desenvolvimento e de programas de cooperação financiados pela União Europeia ou por outros doadores internacionais. Conhecimento do funcionamento de instituições públicas angolanas;
  • Experiência comprovada na área de organização de eventos com instituições públicas e representação diplomática;
  • Bons conhecimentos do contexto angolano e, especificamente, do Huambo.

Habilidades:

  • Trabalho em equipa e habilidades interpessoais;
  • Capacidades para coordenar a intervenção de diferentes atores numa abordagem transversal;
  • Síntese e redação;
  • Protocolo e senso de diplomacia;
  • Sentido de organização, rigor e previsão;
  • Perfeito conhecimento das ferramentas informáticas (Word, Excel, Power Point);
  • Domínio do funcionamento das redes sociais;
  • Fluência em português (escrito/oral);
  • Uso do francês será apreciável.

Qualidades:

  • Qualidades de escuta e diálogo;
  • Reatividade e proatividade;
  • Rigor no trabalho, ética e honestidade;
  • Capacidade de animação;
  • Sentido de diplomacia.

Informações adicionais:

  • Localização da missão: Luanda (trabalho a distância possível, mas uma presença de vários dias de trabalho no MESCTI (Talatona) será necessário) e deslocações no Huambo;
  • Duração da missão: 20 dias durante 2 meses - com regularidade de 2 dias mínimo por semana em presença física;
  • Local de trabalho: Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Talatona, Luanda;
  • Data de início prevista: 10 de abril de 2023;
  • Remuneração: até 250 euros/dia, taxas excluídas ou equivalentes em kwanza à taxa de câmbio inforeuro https://commission.europa.eu/funding-tenders/procedures-guidelines-tenders/information-contractors-and-beneficiaries/exchange-rate -inforeuro_pt  (contrato de prestação de serviço, impostos a carga da/o candidato/o);
  • A/o candidato/o deve ter o seu próprio equipamento informático, mas poderá ter o apoio do escritório do Programa UNI.AO para impressão de documentos ligados à atividade, bem como usufruir do apoio da viatura do projeto para algumas deslocações proporcionadas à realização do evento (a ser validadas pela Coordenadora do Programa);
  • Custos de comunicação serão a carga do programa UNI.AO por um valor total de 40.000 kwz a ser entregue ao/a consultor/a no começo da prestação;
  • As deslocações e ajudas de custo para Huambo serão cobertas pelo programa.

Os candidatos que apresentam candidaturas devem ter feito a inscrição no registo nacional das empresas ou ter portagem por um credor (com capacidades de faturação).

 

Documentos a fornecer:

  • Curriculum vitae (em português);
  • Carta de motivação;
  • Proposta financeira com o detalhe do valor diário, os impostos e com a informação de sujeição ou isento do IVA;
  • Comprovativo da capacidade de facturação;
  • Comprovativo da inscrição no registo nacional das empresas.

As candidaturas devem ser enviadas no email do Programa: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para mais informações, siga o nosso Facebook https://www.facebook.com/programauniao

Ler mais ...

RECRUTAMENTO: Programa UNI.AO abre candidaturas para a contratação de uma Consultora, Especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior

Pode ser uma imagem de texto Envie que diz "RECRU UNIAO 1 EnsinoSuperi rograma deApola m MENTO RECRUTAMENTO Procura-se uma IConsultora Especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior em Angola Prazo para entrega de candidaturas até 06 de Dezembro 2022 sua candidatura para uni .ao.angola@gmail.com UNI-AO"

O programa UNI.AO está a recrutar uma(o) consultora(o), especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior, para um tempo de duração máxima de 13 meses (indicativamente de Janeiro2023 – Fevereiro de 2024). O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 06 de Dezembro 2022.
 
O “Estudo diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos independentes”, realizado no quadro do programa UNI.AO em 2021, revelou que, de momento, ao nível da pós-graduação, 75% do corpo docente e discente está representado pelo sexo masculino, constatando-se um desequilíbrio em termos de representação equitativa do gênero. O Estudo comprovado que as outras poderiam ser como as pessoas com deficiências físicas, as pessoas com menos recursos econômicos e as pessoas oriundas do meio rural já se encontram na maioria excluídas do subsistema de ensino superior a nível da faculdade, o que limita bastante a possibilidade de ação em favor dos sensíveis ao nível da pós-graduação. Neste sentido, e para apoiar o acesso mais equitativo à pós-graduação,
 
Um dos resultados do estudo foi a identificação, além das condições económicas, de outras barreiras de tipo logístico, social e cultural que impedem um acesso equilibrado à formação, em termos de género. Permitiu também identificar as lacunas existentes ao nível de visão, gestão institucional, financiamento e regulamentação do ensino superior para promover uma formação pós-graduada mais sensível à inclusão das mulheres.
 
O novo Plano de Acção da União Europeia em matéria de Igualdade de Género e de Empoderamento das mulheres no contexto da acção externa 2021-2025 (GAPIII) visa acelerar os progressos em matéria de empoderamento das mulheres e das raparigas e salvaguardar os progressos alcançados em matéria de igualdade de género. A exigência de inclusão das questões ligadas à igualdade de género é, portanto, uma das prioridades da Comissão Europeia junto com o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis relativos à redução das desigualdades, educação e o trabalho decente (4, 5, 8 e 10).
 
Portanto, é neste contexto que o programa UNI.AO pretende contratar um(a) consultor(a) especialista nas questões de género e inclusão no Ensino Superior para prestar assistência técnica de maneira transversal, no marco do Programa. Sob a supervisão do chefe da equipa técnica do programa, ele/a trabalhará em estreita colaboração com a equipa técnica do Programa, baseada em Luanda e na França.
 
Actividades e Produtos esperados
 
Os produtos devem ser entregues seguindo as três fases abaixo apresentadas:
  • Fase I (5 dias de trabalho): Janeiro 2023
    • Redação, em estreita colaboração com a equipa do programa, de uma nota de enquadramento da missão no seu conjunto que apresenta a metodologia adoptada e as diferentes etapas do trabalho.
    • A partir do estudo sobre inclusão elaborado no âmbito do programa em 2021, revisão-edição do resumo executivo.
  • Fase II (7 dias de trabalho): Janeiro/Fevereiro 2023
    • A partir das conclusões e recomendações contidas no diagnóstico elaborado em 2021, elaboração de um plano de acção contendo propostas de medidas de mitigação dos factores que estão a prejudicar a inclusão e igualdade de género no acesso à formação pós-graduada e à progressão na carreira. Apresentação e discussão da versão preliminar do plano de acção com os diferentes parceiros envolvidos no quadro de um workshop adhoc. Este plano de acção deverá ser apresentado e discutido com a DUE e validado pelo MESCTI e pelo programa.
  • Fase III (10 dias): Março 2023- Fevereiro 2024
    • Apoiar de forma ponctual em função das necessidades da equipa do programa UNI.AO a implementação da estratégia de inclusão e retenção das mulheres no ensino superior de nível pós-graduado.
    • Apoiar de forma ponctual a integração das questões de gênero na Estratégia para a Pós-graduação e no Livro Branco do Ensino Superior (LIBES) elaborado pelo Banco Mundial e pelo MESCTI.
Para essas duas últimas actividades são esperados relatórios de actividade que descrevem o apoio técnico dado ao programa e ao MESCTI.
 
Experiência e competências requeridas do/a consultor/a:
  • Formação académica e experiência profissional numa das seguintes áreas: psicologia, antropologia, ciências políticas, sociologia, direito ou serviços sociais;
  • Excelente conhecimento da situação actual das mulheres em Angola;
  • Elevado conhecimento da situação política e social do país;
  • Conhecimento do sector do ensino superior e pós-graduação;
  • Experiência em países semelhantes em que haja uma exclusão acentuada de mulheres;
  • Experiência prévia em concepção e realização de plano de acção sobre temas semelhantes;
  • Excelentes capacidades de análises, síntese e redação.
  • Experiência, comprovada, de no mínimo 10 anos na área de consultoria com foco em desenvolvimento, acção social e género.
  • Bom conhecimento do sector de desenvolvimento e de programas de cooperação financiados pela União Europeia ou por outros doadores internacionais. Conhecimento do funcionamento de instituições públicas angolanas.
Local e duração de execução:
 
  • Localização da missão: Luanda (trabalho a distância possível mais uma presença de vários dias de trabalho no MESCTI será exigida);
  • Lugar de trabalho: Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Talatona, Luanda;
  • Duração da missão: 22 dias de trabalho durante 13 meses (de Janeiro de 2023 a Fevereiro de 2024);
  • Data de início prevista: 4 de Janeiro de 2023;
Informações adicionais
 
O orçamento máximo disponível é de 11 000 euros, taxas excluídas.
O contrato será com notas de encomenda correspondente às diferentes fases e produtos esperados sobre a base do calendário proposto pela consultora.
A/o candidata/o deve ter o seu próprio equipamento informático, mas poderá ter o apoio do escritório do Programa UNI.AO para a impressão de documentos ligados à actividade, bem como usufruir do apoio da viatura do projecto para algumas deslocações ligadas a realização dos eventos (a coordenar com a Coordenadora do Programa). O Prazo para entrega de candidaturas: 06/12/2022.
 
Documentos a fornecer
  • Copia do passaporte;
  • Curriculum vitae (em português) com 2 referências;
  • Proposta técnica e financeira sobre uma base de internação, concomitante do calendário das atividades;
  • Prova de inscrição no registo nacional das empresas ou ter portagem por um credor (com capacidades de faturação).
Se tem o perfil adequado candidato-se, aguardamos por si!
 
Ler mais ...

Programa UNI.AO: Concurso para a Submissão de propostas para Criação de uma Plataforma de Gestão de Subvenções atribuídas às IES

O Programa de Apoio ao Ensino Superior – UNI.AO, tem como um dos seus objectivos específicos maior especialização e fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (IES). Entre as suas linhas de actuação, o programa UNI.AO pretende apoiar as IES angolanas, de modo a reforçar as suas capacidades institucionais para diversificar e desenvolver a formação pós-graduação e alocar fundos para a implementação e/ou execução dos seus projectos e assim, potenciar o país de quadros altamente qualificados capazes de sustentar a estratégia do executivo de diversificação e desenvolvimento económico.  

É neste contexto que o programa UNI.AO lançou em junho de 2021 um primeiro edital para apresentação de propostas de criação de novos cursos de pós-graduação (mestrado, doutoramento e cursos de especialização) e apoio aos cursos de pós-graduação já existentes. Estando na fase final de selecção das candidaturas e prevendo um segundo edital para o ano 2022, o programa UNI.AO quer estabelecer um dispositivo de gestão e monitorização das subvenções a serem atribuídas, para garantir a boa execução e prestação de conta por parte dos beneficiários.

Globalmente para os dois editais previstos no âmbito do programa UNI.AO (o primeiro em curso de seleção final dos beneficiários, o segundo a ser lançado logo a seguir em 2022), estima-se, no cômputo geral, a atribuição de 30-35 subvenções para criação e apoio a cursos de pós-graduação às IES angolanas, públicas e privadas. O montante da subvenção varia entre 40.000€ e 150.000€, a ser disponibilizadas por parcelas.

Cada projecto deve responder a uma série de regras e requisitos para poder provar a elegibilidade das despesas incorridas e consequentemente, obter a parcela sucessiva de subvenção. No seio da Expertise France e do programa UNI.AO, existem ferramentas de gestão de projectos e de monitorização das despesas no formato de folhas Excel. Contudo, de momento, não existe um instrumento que permita aos beneficiários efectuarem de modo seguro, rápido e fiável o envio das informações relacionadas aos projectos subvencionados.

É necessário conceber uma plataforma de carregamento dos diversos tipos de relatórios das actividades, que seja de fácil utilização e que permita gerir de forma mais eficiente, segura, rápida e fiável, o fluxo de informação resultante da implementação dos projectos. 

O Programa UNI.AO poderá, através da Plataforma, proporcionar um acompanhamento técnico e financeiro em tempo real, para além de avaliar os resultados dos projectos subvencionados. A Plataforma deverá atribuir direitos de acesso aos utilizadores (requerentes dos projectos subvencionados) para carregar os relatórios das actividades e os documentos contáveis a ser verificados pela equipa do Programa, assim como elaborar os relatórios financeiros e técnicos dos projectos em questão.  

Esta Plataforma deverá ser lançada em correspondência com o arranque dos projectos seleccionados no primeiro edital (previsto para maio de 2022) e deverá estar disponível e operacional até ao final do Programa UNI.AO (dezembro de 2024).

É neste contexto que o programa UNI.AO procura seleccionar uma entidade para desenvolver e implementar uma plataforma digital de gestão das subvenções atribuídas às IES, de modo a que as IES possam aceder remotamente, através da web, ao conjunto de funcionalidades e serviços disponibilizados pela plataforma, a partir de qualquer localização e de qualquer dispositivo ou suporte.

Os termos de referência, em anexo, tem como objectivo a contratação de uma consultoria especializada para desenvolver e implementar uma Plataforma Eletrónica que seja capaz de prestar apoio ao Processo de Gestão das Subvenções atribuídas às IES, compreendendo formação e suporte técnico no uso e gestão da plataforma, manutenção preventiva e correctiva durante a fase subsequente à implementação, de acordo com o prazo de garantia contratual.

 

Cronograma indicativo do concurso

Dados

Envio do convite para apresentação de propostas aos operadores na área de TIC

12/04/2022

Recepção das propostas

Até às 16 horas do dia 02/05/2022

Análise dos documentos e avaliação das propostas

10/05

Solicitação de esclarecimentos sobre as propostas

13/05

Contratualização

25/05/2022

 

Para mais informações sobre os requisitos de candidatura, por favor, faça o download dos termos de referência: TDR -  Plataforma Digital para a Gestão de Subvenções

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais