Menu

Candidaturas às Bolsas de Mérito para o ano 2020 começam já em Janeiro!

COMUNICADO DE IMPRENSA


No âmbito da materialização do Programa de Envio Anual de 300 Licenciados/Mestres Angolanos com elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado à luz do Decreto Presidencial n.º 67/19 de 22 de Fevereiro, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informa às famílias que as candidaturas às Bolsas de Mérito para o ano de 2020, estarão abertas de 13 de Janeiro a 31 de Março de 2020.
Tendo em conta que se pretende dar tempo para que os candidatos se preparem de forma adequada, vimos por meio deste comunicado, publicar o edital em anexo.
As candidaturas serão feitas exclusivamente através do portal www.inagbeonline.com.

Para mais informação, baixe aqui o EDITAL.

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, 27 de Dezembro de 2019.

Ler mais ...

Informação: Curso de Inglês para os Bolseiros de Mérito (Programa dos 300)

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) está a realizar um processo de contratação de uma empresa que irá ministrar o curso de inglês para os candidatos aprovados no âmbito das bolsas de mérito (Programa 300), que manifestaram o seu interesse em realizar os seus estudos em países anglófonos.

Dadas as questões burocráticas no âmbito do processo de contratação pública da entidade/empresa que prestará este serviço, somos a informar que o horizonte temporal deste processo tem previsão de conclusão no final do mês em curso (Dezembro). Neste contexto, informamos aos candidatos em causa, que só será possível dar início ao curso de inglês no mês de Janeiro de 2020.

Desde já, apelamos aos referidos candidatos a máxima compreensão e paciência, reiterando o nosso compromisso na materialização do programa do qual fazem parte.

Cientes de que este assunto merecerá a vossa especial atenção, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.


O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, aos 05 de Dezembro de 2019.

Ler mais ...

Estratégia da UNESCO para Criação de Institutos e Centros Categoria 2

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência (UNESCO) tornou público a Estratégia Integrada para os Institutos e Centros de Categoria 2, sob os auspícios da UNESCO. Estes Institutos/centros são estabelecidos e fundados pelos Estados Membros com o propósito de contribuir para a prossecução dos objectivos da UNESCO. Tais instituições ficam, legalmente, associados à Organização por meio de um Acordo Legal, entre a UNESCO e o País Membro que hospeda os institutos/Centros. Estas Instituições de categoria 2 são seleccionadas na base de uma proposta do Estado Membro, referindo o nível da sua especialização numa das áreas de competência da UNESCO. Os Institutos/Centros contribuem, por via da partilha do conhecimento e da investigação científica, de forma valiosa e singular, para os Objectivos do Programa Estratégico da UNESCO, que beneficia aos Países Membros (https://en.unesco.org/international-networks/category-2-institutes).

Os Institutos e Centros de Categoria 2 podem ser criados nos seguintes sectores e serviços:

  • Educação;
  • Ciências Naturais;
  • Comissão Oceanográfica Intergovernamental;
  • Ciências Sociais e Humanidades;
  • Cultura;
  • Comunicação e Informação;
  • Planificação Estratégica.

A Estratégia Integrada, as orientações sobre a criação de novos Institutos/Centros de Categoria 2 ou a renovação dos existentes, bem como o Modelo de Acordo poderão ser encontradas no Documento 37 C/18 Parte I, nos seguintes endereços: http://www.unesco.org/new/en/bureau-of-strategic-planning/resources/category-2-institutes/ ou http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/BSP/pdf/en-37-C-18-PART_I.pdf

Ler mais ...

MESCTI Alinhado ao Programa do Executivo Vocacionado ao Combate à Pobreza

No dia 25 de Novembro do ano em curso, o Secretário de Estado para Ciência Tecnologia e Inovação, em representação da Sua Excelência Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), recebeu em audiência os técnicos dos Órgãos Auxiliares da Presidência da Republica e os técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em cumprimento ao mapeamento e monitoramento dos programas do Executivo vocacionados para redução da pobreza, promoção do crescimento sustentado e inclusivo.

Os técnicos do MESCTI informaram que no âmbito do PDN 2018-2022, estão sendo desenvolvidas as seguintes actividades:

  • Atribuição de Bolsas de estudo pelo INAGBE;
  • Financiamento de Bolsas de estudo para Mestrados, Doutoramentos e Pós Doutoramento, sendo 55% destas bolsas atribuídas à mulheres, pelo Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - PDCT;
  • Financiamento de bolsas de estudo a 250 meninas do Ensino Médio, com certificado de pertencer a um grupo vulnerável, pelo PDCT;
  • Acções de Detenção de Talentos, pela Direcção Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DNDTI);
  • Construção do Museu da Ciência;
  • Formação e Capacitação dos Professores, pela Direcção Nacional de Formação Pós-Graduada.

 Para mais informação faça o downlod do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e o PDN 2018-2022.

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, aos 26 de Novembro de 2019.

 

 

 

 

Ler mais ...

MESCTI abre Inscrições para 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia: Actualizado - 5 de Novembro

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informa que estão abertas, até ao dia 5 de Novembro, as inscrições para a 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a realizar-se no Centro de Convenções de Talatona, de 12 a 14 de Novembro de 2019, em Luanda.

A Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) é um evento científico bianual, que privilegia a apresentação e discussão de resultados de investigação científica de trabalhos, que estejam além da análise da bibliografia e também da descrição de casos, ocorrências ou fenómenos, com o objectivo de apresentar e discutir resultados de investigação científica e trocar experiências sobre a contribuição da ciência na melhoria da qualidade do ensino, no apoio à economia e na resolução dos problemas sociais.

A 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia tem como público alvo a comunidade científica, especialistas, profissionais e estudantes com interesse nos temas e tópicos abaixo referidos nos seguintes painéis:

  • PAINEL I – “Políticas e Instrumentos de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica" (Medidas de política e financiamento e a implementação da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica);
  • PAINEL II – “Ciências Sociais, Humanidades, Sociedade e Economia” (A ciência, os hábitos e costumes e os problemas sociais);
  • PAINEL III – “A Inovação Tecnológica, a Produção de Alimentos e a Substituição de Importações” (A ciência, a produção de alimentos, a oferta de novos produtos, a segurança alimentar e nutricional);
  • PAINEL IV – “A Ciência, a Gestão dos Recursos Naturais e das Urbanizações (A aplicação do conhecimento, das tecnologias geo-espaciais, e de sensoriamento remoto na gestão dos recursos naturais, do meio e das cidades na era das alterações climáticas);
  • PAINEL V – “A Investigação Operacional, a Inovação Tecnológica e os Serviços de Saúde” (A qualidade dos serviços de saúde, a vigilância epidemiológica, a prevenção e o combate às endemias).

Para baixar a ficha de inscrição, clique aqui. Mais informações, por favor aceda aqui o site da Conferência.

Ler mais ...

MESCTI Abre Inscrições para a FIEBAT 2019: Inscreva-se já!

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informa que, no âmbito da realização da 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a ter lugar no Centro de Convenções de Talatona - CCTA, de 12 a 14 de Novembro de 2019, em Luanda, realizará paralelamente, a primeira edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica - FIEBAT.

A FIEBaT é um evento que tem como objectivo divulgar e premiar os produtos, serviços e processos inovadores com potencial económico e social para o desenvolvimento sustentável que tenham sido produzidos em Angola nas IES (Instituições de Ensino Superior) e II&D (Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento).

Requisitos:

Os candidatos interessados em participar na FIEBAT, devem cumprir com os seguintes requisitos:

  • Apresentar Projectos (ideias, invenções e inovação) desenvolvidos nas IES e II&D ou em colaboração;
  • Apresentar protótipos, produtos/serviços e processos tecnológicos, com potencial económico;
  • Ter criatividade e originalidade;
  • Os projectos de produtos ou processos deverão ser apresentados em forma de protótipos, obrigatoriamente;
  • Poderão concorrer trabalhos que ainda não foram premiados em outros eventos;
  • Quando a exposição envolver simulação por computador, o equipamento deverá ser providenciado pelos participantes.

Forma de Participação

1. A participação na FIEBaT pode ser feita de forma individual ou por equipa mediante o preenchimento e a apresentação da ficha de inscrição, em anexo.
2. Em caso de participação por equipa, esta será composta até quatro elementos.

Datas a lembrar:

Prazo de Inscrições: até 25 de Outubro de 2019;
Selecção e divulgação dos trabalhos aprovados: até 30 de Outubro de 2019;
Abertura e início da Feira: 12 de Novembro de 2019.

Para mais informação, baixe aqui o edital, ou inscreva-se em: http://cnct.ciencia.ao/index.php/FIEBaT/1FIEBaT2019/

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais