Menu

Open Research Europe: A nova plataforma de publicação de artigos científicos

A Comissão Europeia lançou uma nova plataforma de publicação de artigos científicos designada Open Research Europe

A Open Research Europe é uma plataforma de publicação de acesso aberto para a publicação de pesquisas decorrentes do financiamento do Horizonte 2020 em todas as áreas temáticas. A plataforma torna mais fácil para os beneficiários do Horizonte 2020 cumprirem os termos de acesso aberto do seu financiamento e oferece aos pesquisadores um local de publicação para compartilhar seus resultados e percepções rapidamente e facilitar a discussão de pesquisa aberta e construtiva.

Processo de Publicação
1- Pré-Impressão (Pre-print)
2- Revisão dos Pares em Realização (Undergoing Peer Review)
3- Revisão de Pares Passados (Passed Peer Review)

Submissão de Artigos
O envio do artigo é feito por meio de um sistema de envio de uma única página. A equipe editorial interna realiza um conjunto abrangente de verificações de pré-publicação para garantir que todas as políticas e diretrizes éticas sejam cumpridas.

Publicação e depósito de dados
Depois que o artigo passa nas verificações de pré-publicação, a versão pré-impressa é publicada em 10 dias, permitindo a visualização e citação imediatas.

Revisão por pares e revisão do artigo aberta
Revisores especialistas são selecionados e convidados, e suas revisões e nomes são publicados ao lado do artigo, juntamente com as respostas dos autores e comentários de usuários registrados. Os autores são encorajados a publicar versões revisadas de seus artigos. Todas as versões de um artigo estão vinculadas e podem ser citadas de forma independente.

Enviar para indexadores e repositórios
Os artigos que passam na revisão por pares são enviados para os principais bancos de dados e repositórios de indexação.

 

Mais informação, aceda: https://open-research-europe.ec.europa.eu/about/

 

Ler mais ...

Participe no Webinar sobre métodos de Diagnóstico e Análise Bioinformática e Filogenética de Vírus Vegetal - 14 e 16 de Abril 2021

O Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) realiza nos dias 14 e 16 de Abril de 2021, às 10:00, um Webinar sobre métodos de Diagnóstico e Análise Bioinformática e Filogenética de Vírus Vegetal.

Este webinar tem como objectivo capacitar docentes, investigadores e técnicos sobre métodos inovadores de diagnóstico de microragnismos e vírus patogénicos de plantas. Assim como a utilização de softwares bioinformáticos para a análise de sequências nucleotídicas e de aminoácidos, e a construção filogenética de estirpes vírais.

Este webinar tem como publico-alvo Docentes, Investigadores e Técnicos da área das ciências agrárias e ciências biomédicas.

Sessões

1ª sessão: 14 de Abril 2021, 10:00.

  • Tema: Diagnóstico serológico e molecular de agentes fitopatogénicos
  • Prelector: Adérito Pais da Cunha - Docente Universitário e Director Geral do CNIC

2ª sessão: 16 de Abril 2021, 10:00.

  • Tema: Análise bioinformática e filogenia de vírus vegetais
  • Prelector: Angelantonio Minafra - Investigador Sénior do Instituto de Protecção Sustentável de Plantas (IPSP-CNR-Bari), Itália

Para aceder baixe o PDF e aceda ao link do Webinar.

 

Ler mais ...

Participe no Webinar - Horizon Europe: Estratégia de Cooperação Internacional e Novidades - dia 7 de Abril de 2021

Participe do  Webinar - Horizon Europe: Estratégia de Cooperação Internacional e Novidades, no dia 07 de Abril de 2021 às 09:00. Este evento online irá fornecer uma visão geral da estrutura e do programa do novo Programa-Quadro Europeu de Investigação e Inovação “Horizon Europe”. Este é o primeiro de uma série de quatro eventos online dedicados à Horizon Europe (2021 - 2027).

Objectivos
O webinar apresentará a estratégia de Cooperação Internacional da Comissão Europeia, as novidades previstas para os Países Terceiros e a Associação no Horizonte Europa e uma primeira visão geral das oportunidades nas novas convocatórias.

Neste Webinar serão abordados os seguintes temas:
  1. A estratégia de cooperação internacional da Comissão Europeia (DG RTD)
  2. As novidades em HE;
      - Como países terceiros participam de chamadas de ES;
      - A nova estratégia de associação;
      - Um equilíbrio entre abertura e soberania tecnológica;
  3. Focos e oportunidades nas primeiras ligações.

Cadastro
Para participar no Webinar, basta cadastrar-se no seguinte link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=FgjCosZ-ekmt7riw9-RScYWZXQiYN-NBp-QdqHjQqdZUNTVVNkE5VEw4VzhOUkxYSjlYT0lFN1NNNi4u.

O webinar está aberto a todos os PCNs interessados ​​e partes interessadas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a dinâmica de cooperação internacional da Horizon Europe.

Palestrante
Martina De Sole, APRE - Chefe de Cooperação Internacional e Ponto de Contacto Nacional NMBP Horizonte 2020

Contactos: Serena Cheren (APRE, Serviço de Cooperação Internacional), E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Ler mais ...

Candidaturas Abertas para as Bolsas e Prémio Científico "António Coutinho Science Awards" - 30 de Abril de 2021

Em homenagem ao Professor António Coutinho, antigo Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e impulsionador da ciência a nível nacional que garantiu a projeção internacional do conhecimento científico, o IGC, em parceria com a Fundação Merck (FM) empresa de ciência e tecnologia, e o Município de Oeiras (MO), criaram um programa anual em seu nome que inclui duas bolsas e um prémio.

Os António Coutinho Science Awards são dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendestes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Estão abertas as candidaturas para a 3ª edição, que irá atribuir duas Bolsas de Investigação e um Prémio Científico.

Esta premiação vêm reforçar o estímulo à diversidade na comunidade científica, dinamizando as carreiras de investigação de excelência nas áreas das ciências da vida, ciências da saúde ou ciências exatas.

Dedicadas a estudantes cidadã(o)s dos PALOP, ou afrodescendentes, inscrito(a)s em programas de mestrado tanto em Portugal como nos PALOP, estas bolsas financiam estágios de investigação experimental desenvolvidos em instituições de investigação portuguesas.

Esta iniciativa distinguirá investigadores dos PALOP com a melhor proposta de trabalho de investigação que fomentem colaborações internacionais, a actualização contínua de conhecimento e promovam transferência de tecnologias.

As candidaturas estarão abertas até o dia 30 de Abril de 2021.
 

Todas as informações sobre o Prémio, as Bolsas e as candidaturas encontram-se: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/3a-edicao-2021/

 

Ler mais ...

Declaração sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

DECLARAÇÃO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

No dia 11 de Fevereiro celebra-se, pela 6ª vez, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

É inegável o papel crucial da ciência e da igualdade de género na melhoria do desenvolvimento humano e no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, pelo que a ciência precisa da participação, cada vez maior, das mulheres e das meninas. Assim, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) apela às mulheres e meninas angolanas a contribuírem, de forma efectiva e relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do nosso país.

Como forma de sublinhar a importância das mulheres e meninas na busca de soluções para os principais desafios mundiais, com vista à celebração do “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, 11 de Fevereiro de 2021, a UNESCO destaca o tema “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a COVID-19”.

A COVID-19 tem afectado as relações de ensino/aprendizagem, profissionais, de lazer e afectivas devido às restrições impostas para travar a doença e salvar vidas. Apelamos às mulheres e meninas que continuem a contribuir com a mesma força e determinação como têm feito até aqui, para o reforço da consciencialização pública sobre a necessidade do cumprimento das medidas de combate à COVID-19.

O Governo de Angola, por intermédio do MESCTI e do seu Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, tem em curso acções para reforçar a inserção das mulheres e meninas na ciência, destacando-se, por um lado, o suporte com bolsas de estudo a 250 meninas do ensino secundário, de todas as províncias do país, que frequentam cursos que se adequam ao perfil de entrada para o ingresso em cursos superiores em áreas das ciências naturais, tecnologias, engenharias e matemáticas. Por outro lado, está em fase avançada a avaliação das candidaturas para a atribuição de 155 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, pretendendo-se que 55% se destinem a mulheres. Certamente que com os resultados obtidos nestas acções, as mulheres e meninas angolanas estarão mais aptas a responder aos diversos desafios que a Organização das Nações Unidas lançou para este ano, tendo declarado 2021 como “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”, “Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores”, áreas em que as mulheres jogam um papel importante, “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”, visando reforçar a segurança alimentar, melhorando a produção alimentar saudável e sustentável, bem como reduzindo as perdas e os desperdícios alimentares.

Em qualquer destes desafios existe um campo vasto para a ciência, quer no domínio das ciências sociais, das ciências da saúde e das ciências agrárias, dentre outros, em busca de soluções inovadoras para os problemas da sociedade, esperando-se um maior envolvimento das mulheres e meninas.

Celebremos o Dia internacional das mulheres e meninas na ciência, com a consciência de que é preciso tudo fazer para que as mulheres e as meninas tenham mais acesso e maior participação na ciência.

Luanda, aos 11 de Fevereiro de 2021

 

A MINISTRA

MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA

Ler mais ...

LISPA cria Programa de Ideação de Negócios para Estudantes Universitários - Candidaturas até 28 de Fevereiro de 2021

Tendo como um dos seus objectivos desenvolver projectos de novas tecnologias que potencializam o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o Banco Nacional de Angola através do LISPA “Laboratório de Inovação do Sistema do Sistema de Pagamentos de Angola” e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, inclui no seu leque de ofertas o programa Beta-Shift.

O Beta-Shift LISPA consiste num programa de formação intensivo de três (3) dias para capacitar indivíduos e aspirantes a empreendedores sobre os diferentes conceitos do desenvolvimento de um negócio: desde a validação de negócio, modelo de custo e receitas, às fases de protótipo, de teste e de pitch à investidores.

A iniciativa (Beta-Shift LISPA) inclui 3 dias de workshops, sessões de mentoria e trabalho em equipa, com o apoio de mentores com experiência comprovada no mercado. O programa é composto por duas edições, que irão decorrer de 03 a 05 de Fevereiro de 2021 e de 17 a 19 de Março de 2021.

No formato online, o evento é coordenado pelo Acelera Angola com o apoio do Beta-i. As candidaturas estarão abertas para todos os estudantes universitários até 28 de Fevereiro de 2021. Para inscrever-se aceda ao website do LISPA (www.lispa.ao) com apenas uma ideia.

 

Para informações adicionais queiram por favor, utilizar o seguinte contacto: Pedro Moniz - 940647374, ou envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais