Menu

Projectos de Investigação Científica

O Governo de Angola (GdA) assinou um Acordo de Financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), cujo objectivo é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT. Um dos objectivos específicos do PDCT é financiar projectos de investigação científica.

PDCT Financia Projectos de Investigação Científica no Âmbito da COVID-19

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou no dia 20 de Julho do presente ano, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a Apresentação Pública dos Projectos de Investigação Científica no âmbito da COVID-19 e a Assinatura dos Acordos de Financiamento dos mesmos. A República de Angola e o Banco Africano de Desenvolvimento assinaram um Acordo de Empréstimo para implementar o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT). O MESCTI é a agência executora do projecto. O PDCT é um projecto de USD 100 milhões cujos resultados esperados são: Construção e equipamento de um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT); Financiamento de bolsas de estudo de pós-graduação; Financiamento de projectos de investigação; Realização de actividades de promoção e reforço da participação das mulheres em actividades de ciência, tecnologia e inovação; Desenvolvimento de competências no ensino secundário; Apoio à gestão da propriedade intelectual. Assim, considerando a actual pandemia da COVID-19 e as responsabilidades atribuídas ao MESCTI no quadro do combate à pandemia, o PDCT irá financiar dois projectos de investigação científica, nomeadamente: 1) Perfil Epidemiológico, Clínico e Laboratorial da COVID-19 em Angola, ao qual será atribuído um financiamento no valor de USD 431.590,12, e 2)…
Ler mais ...

PDCT Edital Nº1: Resultados da Avaliação das Propostas de Projecto de Investigação Científica (Actualização)

Considerando o Edital Nº1 - Financiamento de Projectos de Investigação Científica aberto pelo Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), a ser executado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, informa-se que o processo de avaliação é por pares (Peer Review) e que os resultados actualmente são os seguintes: Id Título Domínio Científico Resultado 11 Reconhecimento das espécies de moluscos dulçaquícolas, sua distribuição na província do Uíge e o seu papel como vector de agentes patogénicos com repercussões em Saúde e na economia 1.Ciências Exactas e Naturais Aprovado 12 Obtenção de Plantas Tolerantes à Deficiência Hídrica Utilizando a Mutação Induzida com Raios Gama para Solos da Província do Cunene – Angola 4. Ciências Agrárias e Veterinárias Rejeitado 13 Caracterização Geológica e Geotécnica dos Municípios do Uíge para efeito de Planeamento Urbano 1.Ciências Exactas e Naturais Aprovado 14 Intervenção comunitária para a preparação psicoprofilatica das grávidas para o parto na província de Malanje 3. Ciências Médicas e da Saúde Rejeitado 15 Levantamento etnofarmacologico das potencialidades terapêuticas das plantas de Malanje 3. Ciências Médicas e da Saúde Aprovado 16 Formação para a Criação e Gestão de Revistas Científicas na Plataforma OJS 2. Engenharia e Tecnologia Rejeitado 17 Gestão Ambiental…
Ler mais ...

Avaliação das Propostas de Projecto de Investigação Científica (Edital Nº1)

Considerando o Edital Nº1 - Financiamento de Projectos de Investigação Científica, informamos que estão previstas as seguintes etapas: Compilação dos dados relativos às propostas de projecto recebidas - Dezembro 2018 / Janeiro 2019 - Concluída Criação dos modelos de avaliação - Concluída Criação da Comissão de Avaliação (Avaliação por pares) - Fevereiro/Março 2019 - Concluída Criação de sistema informático de gestão do processo de avaliação - Março 2019 - Concluída Avaliação das propostas - Em curso (O processo de avaliação é por pares – Peer review. O PDCT depende do desempenho dos avaliadores (pelo menos 2 por proposta). ) Obtenção de Não-Objecção (NO) do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) (O BAD já deu a NO para os primeiros projectos aprovados.) Divulgação dos resultados da avaliação (Divulgação dos resultados dos projectos à medida que são revistos pelos avaliadores. Os primeiros resultados podem ser consultados clicando aqui.) Assinatura dos Acordos de Financiamento (apenas para as propostas aprovadas) - Após a Não-Objecção do BAD. (Os primeiros Acordos já foram rubricados e serão assinados em meados de Outubro) Início do financiamento das propostas já revistas - Outubro 2019 Após a compilação dos dados relativos às propostas de projecto recebidas, apresentam-se os seguintes resultados: Número…
Ler mais ...

Edital Nº1 - Financiamento de Projectos de Investigação Científica

EDITAL Nº1/MESCTI/PDCT/2018 FINANCIAMENTO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O Governo de Angola (GdA) assinou um Acordo de Financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), cujo objectivo é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT e torna público o presente Edital que visa o financiamento de projectos de investigação científica. Documentos necessários para as candidaturas + Edital publicado no Jornal de Angola no dia 5 de Novembro + Nota Conceptual - Chamada de Propostas de Projecto de Investigação Científica + Modelo de Proposta de Projecto de Investigação Científica + Acordo de Financiamento Para baixar os referidos documentos clique aqui (Ficheiro .ZIP, 748 KB)(Nota: Para descompactar o ficheiro ZIP precisa de um programa adequado. Caso ainda não tenha, pode baixar aqui.) Informação adicional, de acordo com as questões recebidas (Última actualização: 04/12/2018): + Este Edital pretende apoiar os investigadores e docentes universitários angolanos que funcionem em Instituições de Investigação Científica e/ou de Ensino Superior angolanas. A ideia é apoiar/capacitar também a instituição, pois o eventual equipamento/material a comprar ficará…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais