Menu
RSS

Notícias

Aberta a 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, na cidade do Lubango (Huíla)

No dia 14 de Novembro do ano em curso, aconteceu a cerimónia de abertura da 4ª turma do curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no auditório da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, na província da Huíla. A cerimónia contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Sua Excia. Dr. Emanuel Catumbela, da representante da Delegação da União Europeia, Sra. Alba VALLE, dos representantes do Programa UNI.AO/Expertise France, Dra. Jeanne VIVET e Dr. Osvaldo Varela, do Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo Dr. Sebastião António, do Coordenador do curso Dr. João Saveia, dos formandos que constituem esta turma, entre outras individualidades. Lubango, 15 de Novembro de 2022.
Ler mais ...

Angola vai ganhar mais Especialistas em Gestão do Ensino Superior

Aconteceu, no dia 24 de Outubro do corrente ano, a abertura oficial da 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no edifício de Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, situado no Largo das Escolas, em Luanda. A cerimónia contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Católica de Angola (UCAN), Professora Doutora Maria de Assunção, da representante da Direcção Nacional do Ensino Superior, Dra. Guilhermina Angola, da Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Sra. Isabel Emerson e do Doutor Osvaldo Varela, em representação do Programa UNI.AO/Expertise France. Durante a sua intervenção, a Magnífica Reitora da UCAN começou por dar as boas-vindas aos presentes que prestigiaram a cerimónia. Continuou dizendo que a gestão das IES, mais do que nunca, é desafiada a ser um exercício verdadeiramente artístico e científico e isso impõe a qualquer gestor a necessidade de uma actualização permanente de conhecimentos, trocar experiências ao ritmo da velocidade das múltiplas transformações que têm revolucionado a noção e compreensão, bem como a função e a utilidade social das IES, enquanto lugares, por excelência, de ensino e formação, produção e transferência de conhecimento. Finalizou realçando a importância do curso, que configura uma iniciativa…
Ler mais ...

RECRUTAMENTO: Programa UNI.AO abre candidaturas para a contratação de uma Consultora, Especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior

O programa UNI.AO está a recrutar uma(o) consultora(o), especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior, para um tempo de duração máxima de 13 meses (indicativamente de Janeiro2023 – Fevereiro de 2024). O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 06 de Dezembro 2022. O “Estudo diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis”, realizado no quadro do programa UNI.AO em 2021, revelou que, de momento, ao nível da pós-graduação, 75% do corpo docente e discente está representado pelo sexo masculino, constatando-se um desequilibro em termos de representação equitativa do género. O Estudo demonstrou que as outras populações vulneráveis como as pessoas com deficiências físicas, as pessoas com menos recursos económicos e as pessoas oriundas do meio rural já se encontram na maioria excluídas do subsistema de ensino Superior a nível da graduação, o que limita bastante a possibilidade de acção em favor destas populações ao nível da pós-graduação. Neste sentido, e para apoiar o acesso mais equitativo à pós-graduação, torna-se relevante focar em actividades para promover e/ou melhorar o acesso das mulheres à pós-graduação, reduzindo a discrepância em relação à proporção das mulheres que frequentam os…
Ler mais ...

Programa UNI.AO - Aberto 2º Edital de Apresentação de Projectos para atribuição de Subvenções para a criação de Cursos de Especialização

No âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior de Angola UNI.AO, implementado pela Expertise France, em parceria com o MESCTI, e financiado pela União Europeia, está aberto o 2º Edital para apresentação de propostas de projectos de criação e implementação de novos cursos de especialização e de reforço dos cursos de especialização já existentes. O convite é destinado às Instituições de Ensino Superior (IES) Angolanas públicas e privadas. As IES podem candidatar-se a título individual ou, preferencialmente, em parceria ou consórcio com IES nacionais ou estrangeiras, sendo o proponente principal uma IES angolana. O valor de cada proposta de curso a ser subvencionado pode variar entre 40.000 e 150.000 Euros. Os cursos a serem subvencionados terão como objectivos contribuir para a formação de quadros especializados, altamente qualificados e apoiar o esforço do executivo angolano na sua estratégia para o desenvolvimento e diversificação da economia. São consideradas prioritárias as propostas de criação de um novo curso de especialização e de apoio a um curso já existente, focadas nas disciplinas STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) bem como nos seguintes sectores: Indústria agrícola, pecuária, silvicultura e pescas; Energia e electricidade; Tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Logística, transportes e construção;…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais