Menu
RSS

dezembro 2023

FUNDECIT realiza Workshop sobre Prioridades para Financiamento da Ciência - Participe!

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) realiza no próximo dia 16 de Janeiro de 2024 o workshop final do Projecto "Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Glocal, Ética, Inovadora e Relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal" financiado pelo Programa Facilidade de Diálogo UE-Angola, com a finalidade de debater temas selecionados visando a recolha de subsídios para melhoria das políticas, estratégias práticas em matéria de C&T, com foco nos instrumentos de financiamento.

Os interessados poderão participar virtualmente, através do link:

 

Para mais informação, clique aqui: https://fundecit.ao/default.aspx

Aceda ao programa preliminar clicando AQUI

 

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Adenda N°3 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°3 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Adicionalmente, o objectivo é formar os professores e técnicos na manutenção e utilização dos equipmentos de laboratório fornecidos. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de permitir, caso seja necessário, pagamentos antecipados para serviços de instalação e de formação, foi assinada a Adenda N°3. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.
 

Ler mais ...

PDCT: Solicitação de Manifestação de Interesse - Serviços de Auditoria Financeira ao PDCT 2023-2025

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

(SERVIÇOS DE CONSULTORIA - EMPRESAS)

 

REOI NºPDCT-C030/LCS/2023

 

 

PAÍS: REPÚBLICA DE ANGOLA

NOME DO PROJETO: PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (PDCT)

ID DO PROJETO: P-AO-IAO-006

Nº DO EMPRÉSTIMO: 2000130014332

DESCRIÇÃO: Serviços De Auditoria Financeira ao PDCT

 

DATA: 21 de Dezembro de 2023

 

  1. A República de Angola recebeu financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento para custear o Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT) e tenciona aplicar parte do valor acordado neste empréstimo aos pagamentos ao abrigo do contrato de Serviços de Auditoria Financeira ao PDCT.

 

  1. Os serviços incluídos nesta consultoria são a realização de uma auditoria externa das demonstrações financeiras do projecto, especificamente: i) obter garantia razoável sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja devido a fraude ou erro, permitindo assim ao auditor expressar uma opinião sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, de acordo com uma norma financeira aplicável; e ii) relatar sobre as demonstrações financeiras do projecto e comunicar, conforme exigido pela Norma Internacional de Auditoria (ISA), de acordo com as conclusões do auditor.

 

  1. A duração estimada para esta consultoria é de três anos, abrangendo os exercícios fiscais de: 2023, 2024 e 2025.

 

  1. O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia - Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, convida por este meio empresas de consultoria elegíveis a manifestarem interesse na prestação dos referidos serviços. As empresas interessadas devem fornecer informações que indiquem que estão qualificadas para executar os serviços (brochuras, descrição de trabalhos semelhantes, experiência em condições semelhantes, disponibilidade de habilidades adequadas entre os funcionários, etc.). As empresas podem constituir joint-ventures para aumentar as chances de qualificação.

 

  1. Os critérios de elegibilidade, o estabelecimento da lista restrita e o procedimento de selecção serão de acordo com as “Regras e Procedimentos para o uso de Consultores” do Banco Africano de Desenvolvimento datado de Maio de 2008 e revisto em Julho de 2012, que está disponível no site do Banco em http://www.afdb.org.

 

  1. Os critérios de avaliação são: (i) Experiência geral em auditorias financeiras e contabilísticas; (ii) Experiência em contabilidade e auditoria de projectos de desenvolvimento, especialmente operações com financiamento multilateral (iii) Experiência em trabalhar em áreas geográficas semelhantes e (iv) Estrutura da empresa, ou seja, recursos humanos adequados para desempenhar as tarefas. Os especialistas-chave não serão avaliados na etapa de Manifestação de Interesse.

 

  1. As empresas de consultoria interessadas podem obter mais informações e os Termos de Referência detalhados através do endereço de e-mail abaixo.

 

  1. As Manifestações de Interesse deverão ser entregues no endereço abaixo até 8 de Janeiro de 2024 às 10h00 (hora local) e deverão mencionar: “SERVIÇOS DE AUDITORIA FINANCEIRA AO PDCT”.

 

Att: Ricardo Queirós - Coordenador do Projecto

Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT)

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Avenida Ho Chi Minh, Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), Maianga

Luanda - Angola

Coordenadas GPS: 8°50'20,6"S, 13°13'53,7"E

 

Endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

 

 

 

 

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura - Adenda N°1 do Contrato: Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ASSINATURA - ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-W003/ICB/2022

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Uma das 3 componentes do PDCT é o "Apoio às actividades de investigação científica", na qual se inclui a construção e apetrechamento do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda. Assim, foi contratada uma empresa por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de trabalhos adicionais foi assinada a Adenda N°1. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.

 

 

Ler mais ...

Aberto o Curso de Doutoramento em Ciências Do Mar e do Ambiente da Universidade Agostinho Neto

A Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou hoje, 12 de Novembro de 2023, o acto de abertura do curso de Doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente, subvencionado pela União Europeia, no âmbito do Programa UNI.AO.

O acto contou com a presença do Director nacional do Ensino Superior, Prof. Doutor José Luís Alexandre, do Magnífico Reitor da UAN, Prof. Doutor Pedro Magalhães, da Decana da Faculdade de Ciências Naturais, Prof.ª Doutora Maria Amélia da Silva, da Representante da Delegação da União Europeia, Sra. Isabel Emerson, da Coordenadora do Programa UNI.AO, Sra. Miriam Bacchin, da Coordenadora do curso de Doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente, Prof.ª Doutora Lueji Pestana, de docentes e discentes do referido curso, entre outros convidados.

Na sua intervenção, Pedro Magalhães informou que o objectivo Geral do Programa deste doutoramento é promover a formação avançada, multi e interdisciplinar de doutores nas áreas científicas de Ciências do Mar e Ciências do Ambiente, dedicando-se a estudos fundamentais e aplicados nas áreas do crescimento azul, que fomentem a economia do mar, incluindo aspectos relacionados com pescas, aquacultura, qualidade da água, saneamento e ambiente, de forma a contribuir transversalmente para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, para além de desenvolver capacidade científica e de resposta a desafios ao mais alto nível, habilitando os futuros doutorados a criar um grupo de investigação em áreas de ponta ou aplicar o conhecimento em inovação que responda aos desafios societais do Desenvolvimento Sustentável, integrando-se no tecido produtivo ou institucional e contribuindo para o bem-estar das populações, em respeito pelo ambiente terrestre e marinho onde se inserem.

A Coordenadora do Programa UNI.AO, Sra. Miriam Bachin, mostrou-se regozijada com o momento, e satisfeita por testemunhar o lançamento do curso de Ciências do Mar e do Ambiente, que é o segundo Doutoramento da Faculdade de Ciências Naturais. Desejou sucessos aos doutorandos e que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade para o crescimento profissional e para participar no desenvolvimento do país.

A Coordenadora do curso, Professora Doutora Lueji Pestana fez saber que este curso tem como missão formar profissionais com a capacidade de realizar investigação original e autónoma, numa perspectiva original ou aplicada, através da aquisição de competências e dos métodos de investigação dessa área, contribuindo simultaneamente para o progresso científico, em contexto académico ou profissional.

Esta primeira edição do curso de Doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente conta com 10 estudantes, nas especialidades de Ciências Biológicas, Ciências do Mar, Tecnologias do Ambiente e Água, Tecnologias em Pescas e Aquacultura, e com a parceria da Universidade do Namibe e da Universidade do Algarve.

Ler mais ...

Participe nas Sessões de Informação Online sobre o Erasmus+ para a África Subsaariana!

A Comissão Europeia e a Agência de Execução Europeia para a Educação e Cultura (EACEA) estão a organizar uma série de sessões de informação online destinadas à África Subsaariana sobre o programa Erasmus+ e o novo convite à apresentação de propostas recentemente lançado.

Estas sessões visam informar organizações e indivíduos sobre as oportunidades oferecidas pelo programa Erasmus+ em termos de mobilidade para aprendizagem e capacitação no ensino superior, assim como no ensino e formação profissional.

Três sessões estão agendadas para meados de dezembro, cada uma focada numa das comunidades linguísticas da África Subsaariana:

  •  Comunidade de língua inglesa - 13 de dezembro de 2023;
  •  Comunidade de língua francesa - 14 de dezembro de 2023;
  •  Comunidade de língua portuguesa - 15 de dezembro de 2023.

Todas as sessões decorrerão das 10h00 às 17h15 (WAT/CET) e terão a mesma agenda. A agenda incluirá tópicos como:

  • O programa Erasmus+ e o seu impacto na África Subsaariana;
  • Mobilidade de Crédito Internacional;
  • Capacitação no ensino superior;
  • Mestrado Conjunto Erasmus Mundus e Medidas de Design Erasmus;
  • Capacitação no domínio do ensino e formação profissional;
  • Intercâmbios Virtuais Erasmus+;
  • Ações Jean Monnet;
  • Como solicitar financiamento.

Para visualizar a agenda dos eventos em [en], [fr] ou [pt], e para se inscrever na sessão da sua escolha, aceda ao formulário de inscrição do evento no seguinte link: https://bit.ly/41bJWPL

O link para o webinar Zoom será enviado pouco antes da sua sessão escolhida. Para mais informações sobre estas sessões, por favor, entre em contato através de sub-saharanafrica@enfpsupport.net.

Ler mais ...

Fortalecendo Laços e Expandindo Horizontes: UFH e URNM Assinam MOU para Parceria

A Universidade de Fort Hare (UFH) está a trilhar o caminho para tornar-se uma instituição africana de destaque, focada na excelência e inovação. Na sua jornada, a UFH valoriza parcerias significativas e, recentemente, uma delegação liderada pelo Vice-Chanceler, Prof. Sakhela Buhlungu, visitou Angola, resultando na assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a UFH e a Universidade Rainha Njinga Mbande (URNM), em Malanje.

A colaboração, iniciada há três anos pelo Departamento Sul-Africano de Ciência e Inovação (DSI), está a evoluir para uma série de compromissos de alto nível em investigação científica, inovação e desenvolvimento do capital humano. A UFH está a diversificar as suas parcerias, envolvendo-se deliberadamente com a URNM, marcando o seu primeiro contacto com um país africano lusófono.

A visita incluiu apresentações detalhadas sobre objectivos estratégicos e processos de investigação, ensino e aprendizagem. A Sra. Sikhonzile Sikhosana, da DSI, destacou a importância desta colaboração no contexto dos compromissos da DSI no continente africano.

Desde 2021, marcos notáveis incluem visitas recíprocas, actividades de científicas, formação de alunos e a obtenção de uma subvenção da União Europeia para um programa especializado. O MOU formaliza a colaboração em bolsas conjuntas, workshops, cooperação em áreas comuns de interesse e extensão universitária.

A delegação da UFH foi recebida pelo Prof. Dr. Eduardo Ekundi (Reitor), Prof. Dr. Osvaldo Pelinganga (Vice-Reitor para os Assuntos Acadêmicos), Prof. Dr. Bettencourt Munanga (Vice-Reitor, para Área Científica e Administração) e Prof. Dr. Guilherme Pereira (Diretor do Instituto de Tecnologia Agroalimentar), Dr. Gabriel António Simoli (Secretário Geral) e os responsáveis de todas as outras estruturas e unidades da URNM.

Esta parceria, agora emblemática entre a África do Sul e Angola, é um testemunho do compromisso da UFH em expandir fronteiras académicas, promovendo a excelência e a inovação no continente africano.

Saiba mais em: https://www.ufh.ac.za/news/News/SolidifyingpartnershipsAfrica%E2%80%93UFHvisitsAngola

 
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais