Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

III Jornadas Científicas e Tecnológicas do ISPTEC 2017: Chamada de Resumos

Decorre até ao dia 6 de Outubro a chamada para apresentação de resumos para as III Jornadas Científicas e Tecnológicas do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) – 2017, sob o lema: “A Investigação Científica como Factor Impulsionador do Desenvolvimento em Angola”, que se realizará de 8 a 10 de Novembro de 2017 nas instalações do ISPTEC.

As Jornadas Científicas e Tecnológicas do ISPTEC pretendem ser um fórum privilegiado para debater novas ideias e propor novas linhas estratégicas de investigação científica que possam ser desenvolvidas num cenário devidamente enquadrado com a realidade do território e da economia angolana. O lema desta 3ª edição das Jornadas Científicas e Tecnológicas do ISPTEC pretende realçar a importância que a investigação científica tem para o desenvolvimento da sociedade angolana.

 

Painéis

A actividade albergará dois painéis:

  • Painel das Engenharias e Tecnologias: A Investigação Científica nas Engenharias e Tecnologias como Factor Impulsionador do Desenvolvimento em Angola;
  • Painel das Ciências Sociais: A Investigação Científica nas Ciências Sociais como Factor Impulsionador do Desenvolvimento em Angola.

 

Destinatários

A actividade destina-se a toda comunidade académica do ISPTEC, à sociedade civil angolana e a todas as entidades que considerem o progresso científico fundamental para o desenvolvimento de Angola.

 

Os resumos deverão ser enviados para o correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até a data indicada acima. A informação sobre a aceitação dos trabalhos será transmitida aos autores até ao dia 13 de Outubro de 2017. Após a notificação de aceitação dos trabalhos, os artigos deverão ser enviados no mesmo correio electrónico até ao dia 27 de Outubro de 2017

 

Para mais informações clique aqui para ter acesso à brochura (PDF).

Programa da Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto 2017

A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN2017), subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios” realiza-se de 27 a 29 de Setembro de 2017 no hotel Victoria Garden, em Luanda.

A CCUAN2017 constitui um fórum bienal, inter e multidisciplinar, de partilha de conhecimento e de incentivo à cultura de investigação científica. Tem como objectivo divulgar os resultados da investigação científica e tecnológica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN, bem como promover contactos e parcerias entre investigadores, e destes com a sociedade. 

O evento reflecte a necessidade de tornar público os principais resultados da investigação científica realizada pela Universidade Agostinho Neto (UAN), numa perspectiva de extensão e colaboração com a sociedade, na procura de soluções para os problemas locais. A UAN cria assim uma oportunidade de concentrar num só evento investigadores de múltiplas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O programa inclui a apresentação de resultados de investigação científica (comunicação oral e poster), a organização de uma mesa redonda para debater os desafios da contribuição da investigação científica para o desenvolvimento de Angola e a realização de dois mini-cursos que visam incentivar a prática da investigação científica e a publicação dos resultados. 

Para permitir a divulgação dos resultados da investigação realizada em cada área do saber e suscitar o debate entre os participantes, a conferência estará estruturada em quatro painéis, a saber:

  • Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades;
  • Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias;
  • Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde;
  • Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

Os resumos recebidos já foram avaliados pelos revisores e o programa da conferência será brevemente divulgado. Os trabalhos apresentados na CCUAN 2017, uma vez transformados em artigos científicos, poderão ser publicados na Revista Científica da UAN.

 

Como Participar?

A participação ao evento é condicionada à inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição. 

Taxa de inscrição ao evento:

  • 2.000,00 AKZ para estudantes da UAN;
  • 6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN;
  • 3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES (Instituições de Ensino Superior);
  • 10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN;

Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição. 

 

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Campus Universitário, em Camama, no Gabinete de Informação Científica e Documentação (GICD), ou Online, através do Site da Conferência.

 

Programa

Clique aqui para baixar o programa detalhado do evento.

 

Mais informação 

Secretariado da Conferência

Coordenador – Professor Domingos Neves Margarida, PhD.

Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Coordenador Adjunto – Jesus Tomé, MSc.

Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefone: +244 922 975 710

 

E-mail: Conferência Científica UAN2017< Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. >

E-mail: Gabinete de Informação Científica e Documentação < Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. >

E-mail: Departamento de Informação Científica e Comunicação < Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. >

Portal: https://conferencias.uan.ao

 https://www.uan.ao/conferencia-cientifica-2017/

Bolsas de Estudo CPLP - 2017/2018

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em parceria com a Universidade Lusófona (Portugal) informa que está aberta, até ao dia 22 de Setembro, a 2ª fase de candidaturas a bolsas de estudos para nacionais dos países da CPLP, sendo que, para Angola estão disponíveis 25 vagas.

 

Documentos a entregar

  • Autorização de Residência Temporária;
  • Recibo de pagamento de inscrição.

 

Mais Informação

Serviços de Acção Social da Universidade Lusófona 

Campo Grande, 376, 1749-023, Lisboa, Portugal.

Tel: +351 217 515 500

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

ou ainda nos links:

https://www.ulusofona.pt/noticias/bolsas-cplp

https://www.cplp.org/id-4616.aspx?Action=1&NewsId=5234&M=NewsV2&PID=11402

 

Fumar Aumenta a Sensibilidade ao Stress

Sugere-se, geralmente, que a falta de nicotina produz stress, sendo que o uso do cigarro relaxa. Porém, um estudo realizado por investigadores do Laboratório de Neurociências Paris-Seine (CNRS/Inserm/UPMC) e do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular (CNRS/Université de Nice Sophia Antipolis) concluiu que a exposição à nicotina aumenta a sensibilidade ao stress, contrariando a ideia popular da sensação de relaxamento transmitida pelo uso do cigarro. Usando dados comportamentais e electrofisiológicos, os investigadores avaliaram o impacto do stress social em ratos, bloqueando ou activando certos agentes moleculares: receptores de acetilcolina nicotínica. O estudo demonstrou que os sinais de stress social em ratos são suprimidos no primeiro caso (de bloqueio), mas aumentados no segundo caso (de activação), o que indica que esses receptores estão envolvidos nas vias fisiológicas, induzindo os efeitos do stress

Os investigadores também demonstraram que um rato exposto a agressão por um congénere mostra sinais de stress apenas no caso de ter sido exposto à nicotina de antemão. Este estudo, publicado no dia 25 de Julho na Revista Molecular Psychiatry, questiona o papel desses receptores de acetilcolina nicotínicos como elementos de controlo de stress. No futuro, os investigadores tentarão perceber se este estudo é generalizável a todos os transtornos de humor e se esses resultados podem ser aplicados aos humanos.

 

Mais informação, consulte: http://www.cnrs.fr/insb/recherche/parutions/articles2017/p-faure.html

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais