Menu
A+ A A-
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Anúncio de Vagas - SADC

O Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral informa a todos os cidadãos da região da SADC, devidamente qualificados e com experiência, que tem ao seu dispor 43 postos de trabalho na sua Sede, em Gaborone, Botswana. 

O Secretariado da SADC oferece um pacote salarial competitivo para todos os cargos, que varia entre os 68 726 USD e 90 828 USD por ano, conforme as categorias (Documento em anexo). 

As candidaturas devem ser submetidas ao Ponto de Contacto Nacional da SADC nos respectivos países, até ao dia 31 de Maio de 2017

 

Para mais detalhes sobre o posto para o qual deseja candidatar-se, o perfil do posto e obter a Ficha de Candidatura da SADC, queira consultar o Website da SADC: http://www.sadc.int/opportunities/employment/vacancy-announcement-forty-three-positions-sadc-secretariat/ Ou clique aqui para fazer o download do PDF.

UAN Realiza Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento (CEPID)

O Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 29 de Maio a 09 de Junho a 1ª edição do ano de 2017, o Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento (CEPID). 

Estão habilitados a frequentar o Curso todos os docentes e técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto mediante o pagamento constante na tabela de taxas e emolumentos, que vigora na UAN desde o ano lectivo 2009, e quadros de outras instituições mediante o pagamento de uma taxa.

Para efectuar as inscrições são exigidos os seguintes documentos:

  • Fotocópia do B.I.;
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida, no caso de formandos da UAN, deverá ser assinada pela direcção da Unidade Orgânica que autoriza a frequentar o Curso e que será entregue no acto da matrícula;
  • Fotocópia de conclusão de licenciatura (Diploma ou Certificado).

Obs: Os documentos constantes nos pontos 1 e 3 deverão ser apresentados no primeiro dia de aulas e são de carácter obrigatório. 

Informamos ainda que:

  • A coordenação do Curso está a cargo do Dr. Felipe Silva Miranda (924773731);
  • Deve ser apresentado o esboço ou resumo do projecto de investigação e desenvolvimento que o candidato pretenda levar a cabo, enquadrado numa das linhas de investigação do Departamento da Unidade Orgânica com os seguintes elementos: autor, instituição, título, fundamentação, pertinência, objectivos, linhas de investigação e referências bibliográficas;
  • As aulas decorrerão de 2ª a 6ª feira;
  • Os candidatos devem dominar a utilização da informática na óptica do utilizador: processador de texto, folha de cálculo; elaboração de apresentações, navegação na internet e utilização de correio electrónico), pelo que devem possuir um computador portátil.
  • Os candidatos não pertencentes à Universidade Agostinho Neto, que queiram frequentar o Curso, deverão assinar no acto da matrícula o respectivo contrato.
  • As aulas decorrerão no Laboratório de Apoio a Investigação e Orientação Vocacional (LAIOV) do CEAFIE, das 16:00 às 20:00 horas com uma carga programática de 48 horas lectivas incluindo as defesas dos projectos que terão lugar nos dias a indicar. 
  • Informamos ainda que o número de vagas disponíveis para o curso é de 30 participantes, pelo que, é oportuno efectuar a matrícula o mais cedo possível.
  • As matrículas serão efectuadas de 08 a 26 de Maio nas instalações do Campus Universitário do Camama, Bloco de Física, das 09:00 até 15:00 horas, ou através do seguinte endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

As informações adicionais podem ser obtidas através dos contactos telefónicos: 922235386 / 927243378.

Candidaturas ao Curso de Modelação e Aplicação de Modelos na Gestão da Zona Costeira e Marinha

O curso de Modelação e Aplicação de Modelos na Gestão da Zona Costeira e Marinha providencia uma visão geral do Sistema Regional de Modelação Oceânica (ROMS) e suas aplicações em processos biofísicos marinhos e costeiros. O estudo focalizar-se-á no upwelling (afloramento) costeiro, cobrindo desde a plataforma até ao talude continental, e em sistemas de baías. E tem uma forte componente de gestão de dados oceanográficos que consiste no uso de dados oceanográficos de fontes abertas (NACEP, COADS, WOCE, ARGO) para calibração e validação do modelo e na gestão de enormes volumes de dados gerados pelo modelo. 

 

Objetivos 

  • Estabelecer e executar um modelo hidrodinâmico tridimensional simples utilizando ROMS, com a ajuda de dados oceanográficos de acesso livre e gratuito (NACEP, COADS, WOCE, ARGO) para calibração e validação do modelo;
  • Anexar sub-rotinas para o rastreamento de partículas para simular a dispersão de poluentes e transporte de sedimentos;
  • Extrair e processar dados gerados pelo modelo usando os programas Matlab e Ocean data View.

 

Tópicos

  • Introdução à geração de redes e interpolação de batimetria;
  • Estabelecimento de condições de fronteira;
  • Calibração e validação do modelo utilizando dados oceanográficos de fonte aberta (NACEP, COADS, WOCE, ARGO) e dados colhidos no terreno;
  • Modelação da hidrodinâmica, temperatura e salinidade;
  • Sub-rotina de seguimento de partículas flutuantes;
  • Criação e funcionamento de uma simulação de dispersão poluentes, sedimentos, oxigénio e nutrientes;
  • Introdução ao processamento pós-modelação – aplicação de Ocean Data View e Matlab para processamento de dados gerados pelo modelo.

 

Público-alvo

  • Gestores de dados oceanográficos 
  • Staff de NODCs e/ou AUDs
  • Gestores de zonas costeiras 
  • Oceanógrafos e biólogos marinhos (incluindo estudantes do Ensino Superior) 

 

Prazo de Candidaturas 

As candidaturas podem ser submetidas exclusivamente online até 10 de Junho de 2017.

 

Data e Local

4 - 8 Setembro 2017, Maputo & Quelimane, Moçambique 

 

Formulário de Inscrição

https://otga.wufoo.eu/forms/otga-modelaaao-gestao-da-zona-costeira/

 

Mais Informação 

http://www.iode.org/index.php?option=com_oe&task=viewEventRecord&eventID=2031

 

Coordenador RTC- OTGA – Moçambique

Prof. António Hoguane

( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

 

Coordenadora OTGA:

Cláudia Delgado

( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigador Angolano Co-autor de Estudo Premiado pela Academia de Ciências de Cuba

 

Foi atribuído o Prémio Anual da Academia de Ciências de Cuba, referente ao ano 2016, ao trabalho de investigação científica denominado "A Apropriação Significativa de Conteúdos Matemáticos como Processo Básico na Formação do Profissional Universitário" .

O referido trabalho foi elaborado pelos seguintes autores, dos quais se destaca o Professor Doutor Eurico Wongo Gungula, Reitor da Universidade Óscar Ribas:

Raquel Diéguez Batista1, Mirtha Numa Rodriguez1, Nereyda Pérez Sánchez1, Eurico Wongo Gungula2, Vicente Eloy Fardales Macías3, Osmany Puig Jiménez1, Raudel Torrecilla Díaz1, Agustín Martín Pérez1, Elena Anatolievna Dugareva1.

1- Universidade de Ciego de Ávila (Cuba)

2- Universidade Óscar Ribas (Angola)

3- Universidade Médica de Sancti Spiritus (Cuba)

Salienta-se ainda que o Prof. Doutor Eurico Gungula é Licenciado em Matemática pela Universidade Agostinho Neto, Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade Máximo Gómez Báez (Cuba) e Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Oriente (Cuba).

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais