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INAAREES realiza Acção de Formação no domínio da Auto-Avaliação da Qualidade de Cursos e/ou Programas

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) realizará no dia 13 de Fevereiro de 2023, às 09:00, nas instalações do INAAREES, uma "Acção de Formação no domínio da Auto-Avaliação da Qualidade de Cursos e/ou Programas destinada aos Órgãos de Controlo de Qualidade e às Comissões de Auto-Avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES)".

Nessa acção de formação, serão debatidas questões relativas ao seguinte:

  1. Operacionalização do processo de Auto-Avaliação nas IES;
  2. Implementação e Metodologia de Auto-Avaliação;
  3. Elaboração do Relatório de Auto-Avaliação.

A importância da avaliação do ensino superior é reconhecida por alterar as expectativas sociais face à qualidade desse subsistema. A avaliação pode contribuir para a promoção da cultura de qualidade, do rigor, da excelência académica, da otimização dos dispositivos pedagógicos e da reforma académica nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Em Angola, entre 2017-2020, foram publicadas um conjunto de medidas legislativas relacionadas com a política de avaliação das IES e a qualidade de ensino. Estas medidas, nem sempre foram do conhecimento ou tiveram o acompanhamento minucioso dos das IES, de modo que estas pudessem antecipar-se, por exemplo, na construção dos sistemas internos de garantia da qualidade, pressuposto obrigatório por lei e fundamental para a constituição do Sistema Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SNGQES).

Com a publicação recente, pelo INAAREES, de quatro instrumentos de avaliação e acreditação do ensino superior - nomeadamente, o Guião de Auto-Avaliação das IES e Cursos e/ou Programas, o Manual de Avaliação Externa de Cursos e/ou Programas, o Manual de Procedimentos de Acreditação de IES e Cursos e/ou Programas e o Manual de Avaliação Externa das IES -, estão criadas as condições para que as IES prossigam os seus processos de Auto-Avaliação

Esta acção de formação tem como objectivo construir um espaço privilegiado de partilha de experiências e novidades do processo de Auto-Avaliação com as IES e motivá-las à operacionalização desse processo dentro das IES. A acção formativa está destinada a todas as Instituições de Ensino Superior legalmente criadas em Angola, comportando três fases:

  • Fase 1: Dia 13 de Fevereiro de 2023, serão formados de modo presencial, em Luanda, nas Instalações do INAAREES, os Órgãos de Gestão de Qualidade e as Comissões de Auto-Avaliação das IES que ministram os Cursos de Medicina e Ciências da Saúde das Províncias de Luanda, Malanje e Cabinda;
  • Fase 2: Dia 15 de Fevereiro de 2023, serão formados de modo presencial, em Benguela, nas instalações da Universidade Katyavala Bwila (UKB), os Orgãos de Gestão de Qualidade e as Comissões de Auto-Avaliação das IES que ministram os Cursos de Medicina e Ciências da Saúde das Províncias de Benguela, Huila e Huambo;
  • Fase 3: Dia 17 de Fevereiro de 2023, serão formados de modo virtual (sala virtual), os Órgãos de Gestão de Qualidade e as Comissões de Auto-Avaliação de todas as IES, excepto as que ministram os cursos de Medicina e de Ciências da Saúde.

Em consonância com os objectivos enunciados, espera-se que os Órgãos de Gestão de Qualidade e as Comissões de Auto-Avaliação possam materializar os seguintes resultados:

  • Processo de Auto-Avaliação de Cursos e/ou Programas operacionalizado nos marcos da Lei e da missão/visão das respectivas IES.
  • Projecto de Auto-Avaliação e metodologia de recolha de dados informações ligados ao Curso e/ou Programa implementado.
  • Habilidades para a elaboração do Relatório de Auto-Avaliação transmitidas.

Luanda, 12 de Fevereiro de 2023.

 

PROGRAMA

Dia 13/02/2023, Segunda-feira: Formato Presencial (Fase 1)
Dia 15/02/2023, Quarta-feira: Formato Presencial (Fase 2)
Dia 17/02/2023, Sexta-feira: Formato Virtual (Fase 3)
Link para a Acção de Formativa do dia 17/02 (Fase 3):https://us02web.zoom.us/1/823044836412pwd=M2dyRUICeUIOcFV4QTQw/NUtnOVBgUT09 
 
ID da reunião: 823 0448 3641 
Senha de acesso: 914143
 
08H30 - Entrada / Recepção e Registo dos participantes;
 
09H00 - Sessão de Abertura / Intervenção do Exmo. Director Geral do INAAREES (10 min.);
 
09H15 (45 min.) - Operacionalização do Processo de Auto-Avaliação nas IES / Formadora: Doutora Madalena Chimpolo - INAAREES;
 
10H00 (30 min.) - Debate;
 
10H30 (30 min.) - Coffee Break;
 
11H00 (30 Min) - Implementação e Metodologia da Auto-Avaliação - Formador: Manuel Zau - INAAREES;
 
11H30 (15 min.) - Debate;
 
11H45 (30 min.) - Elaboração do Relatório de Auto-Avaliação - Formador: Doutor Sabino do Nascimento - INAAREES;
 
12H15 (30 min.) - Debate;
 
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Angola representada pelo MESCTI na Cimeira – Innovation Africa 2022, em Lusaka – República da Zâmbia

Uma delegação angolana chefiada pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, deslocou-se à cidade de Lusaka, República da Zâmbia, para participar na Cimeira – Innovation Africa 2022, que decorrerá de 16 a 18 de Novembro do corrente ano.

Os principais projectos multilaterais de educação e ensino, o desenvolvimento de habilidades e o aumento do investimento no continente em tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a educação terão destaque no fórum ministerial de alto nível número um de África, onde os parceiros do sector da indústria desfrutam de reuniões pré-agendadas com altos funcionários do governo de mais de 40 países.

O Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, fez a abertura deste magno evento, seguindo-se sessões ministeriais de perguntas e respostas, bem como reuniões individuais entre os principais provedores de soluções de educação e TIC e formuladores de políticas. 

Mais de 250 Ministros e funcionários do governo, de toda a região africana, participam neste Fórum, adoptando o Innovation Africa como o evento essencial para a troca de experiências entre homólogos do sector da educação, ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, líderes do sector da indústria, Startups, instituições vocacionadas para a educação e tecnologia.

Fazem igualmente parte da delegação angolana os seguintes quadros séniores:

  • Aldo Sambo – Consultor da Ministra da Educação de Angola (em representação da Ministra da Educação);
  • Elisamã Cardoso – Directora do Gabinete da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Antónia Djamila de Lima – Directora do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional do MESCTI;
  • Jone Heitor – Consultor da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação para a área da Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica;
  • Adilson Rodrigues – Chefe de Departamento para área Jurídica do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do MESCTI.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, aos 16 de Novembro de 2022.

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ISCED-HUÍLA abre Edital para a 2. Edição do Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância - Candidaturas até 15 de Novembro de 2022

 

A Direcção do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla torna público que, será ministrado, no Ano Académico 2022/2023, a 2. Edição do Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância, com 30 vagas, aprovado pelo Decreto Executivo n.° 92/20, de 28 de Fevereiro.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Mestrado funciona em regime de ensino presencial e tem a duração de quatro (4) semestres, num total de 2400 horas de actividades curriculares, que correspondem 160 Unidades de Crédito. Os dois primeiros semestres correspondem à parte lectiva e os dois últimos à realização de um Estágio Profissional Supervisionado e de um Trabalho de Projecto. As actividades curriculares de contacto directo, serão semanais, de segunda a sexta-feira (das 16 horas às 20 horas).

 

PERFIL DO CANDIDATO AO CURSO

Requisitos

  1. Possuir o grau académico de Licenciado, devidamente atestado documentalmente, concluído com média igual ou superior a 14 valores, num dos seguintes domínios: Educação de Infância, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Ciências da Educação, Pedagogia, Psicologia, Música ou outro considerado relevante para o efeito pela Comissão Científica do Curso;
  2. Possuir qualificação profissional docente como Educador de Infância, obtida no Ensino Pedagógico, Secundário ou Superior;
  3. Ter no mínimo dois anos de experiência profissional docente, como Educador de Infância ou como Professor de Metodologia de Educação de Infância no Ensino Pedagógico;
  4. Ter fluência na Língua Portuguesa;
  5. Ter, no máximo, trinta e cinco (35) anos de idade;

Os requisitos do perfil de entrada referidos nas alíneas a) e b) do número anterior podem também ser satisfeitos com qualificações obtidas no estrangeiro, desde que tenham sido legalmente reconhecidos no país como equivalentes.

Os requisitos referidos na alínea c) do número anterior também podem ser satisfeitos com experiência profissional docente no estrangeiro, desde que seja devidamente comprovada.

Obs: Os candidatos devem ser funcionários públicos (Docentes) do Ensino Superior ou do Ministério da Educação.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA

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MESCTI e BAD analisam os projectos em curso e avaliam novas oportunidades de cooperação.

Realizou-se hoje, 03 de Outubro de 2022, a reunião entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento, na sala de reuniões do 6º andar, do edifício sede deste Departamento Ministerial, sito no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, em Luanda. 

A Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a desenvolver uma missão de supervisão, no período de 03 a 14 de Outubro do corrente, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia de Angola (PDCT), que é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n. °11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia, através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve: i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. 
 
Na reunião de hoje, dentre as várias acções previstas, a Delegação do BAD informou que a missão em curso tem como objectivos: (i) constatar o estado e o desempenho do projeto (PDCT); (ii) resolver quaisquer desafios de implementação e desenvolver estratégias para a conclusão tempestiva das actividades pendentes, em particular, a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (STP) e; (iii) discutir com o Governo possíveis áreas de colaboração, alavancando o PDCT, no contexto do Plano Nacional de Desenvolvimento do País , com início previsto para 2024. 
 
A Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento, liderada pela Sra. Hendrina Doroba, Gerente da Divisão de Educação e Desenvolvimento de Competências, integrou também pelo Sr. Raymond Besong, Economista Chefe de Desenvolvimento, (RDGC) e pelo Sr. Túlio António Cravo, Economista Principal. 
 
Pelo MESCTI, liderou a reunião a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que se fez acompanhar do Secretário Geral do MESCTI, Sr. Ndilu Mankenda Nkula, do Coordenador do PDCT, Sr. Ricardo Queirós, bem como do Consultor da Ministra, Sr. Filipe Vicente Baião.
 
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 03 de Outubro de 2022.
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MESCTI e Programa UNI.AO realizam Capacitação em Matéria de Ensino à Distância

Arrancou de 28 a 30 de Setembro, no Hotel Monalisa, em Luanda, a primeira edição de capacitação em B-learning. Uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em parceria com o Programa UNI.AO. A formação, ministrada pela Digital Factory, visa capacitar 57 docentes e técnicos de 6 Instituições de Ensino Superior.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva e contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Dr. Emanuel Catumbela, bem como da equipa do Programa UNI.AO.

Na sua intervenção, João Júlio, Coordenador da equipa da Digital Factory, começou por agradecer pela presença de todos, afirmando que o primeiro dia tratava-se apenas do pontapé de saída e conta com a colaboração de todos os envolvidos para garantir o sucesso desta iniciativa. Já a Dra. Jeanne Vivet, Perita Técnica do Programa UNI.AO, realçou que o B-learning irá facilitar o maior acesso à formação pós-graduada por parte dos estudantes e que a iniciativa contribuirá para o processo de digitalização do ensino superior em Angola.

O Secretário de Estado saudou os formandos, augurando um bom desempenho, para que a implementação do B-learning nas IES seja uma realidade. Frisou ainda que "essa formação vai garantir a viabilização dos projectos ligados à aprendizagem e ensino, daí a sua relevância por ser uma modalidade de ensino que tem tudo para dar certo". Terminou agradecendo a iniciativa do Programa UNI.AO, sublinhando o profissionalismo da Digital Factory e desejando “um bom trabalho para que haja resultados em que podemos nos orgulhar e garantir o desenvolvimento do ensino superior”.

Saiba e veja mais em: https://www.facebook.com/programauniao/

 

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Delegação do MESCTI participa na 39ª Conferência Mundial sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e tecnologia (PDCT), em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como principal objectivo a construção de um Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda, uma delegação angolana participa na 39ª Conferência Mundial Sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação, realizada na cidade de Sevilha, Espanha, de 27 a 30 de Setembro.

A Conferência Mundial é organizada pela Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), sob o lema “Mudança verde e digital induzida pela inovação – o papel dos ecossistemas de inovação”.

A referida delegação é composta pelo Coordenador do PDCT, Dr. Ricardo Queirós, pelo Director Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. António de Alcochete, pelo Director Geral do Centro Nacional de Investigação Científica, Dr. Adérito da País Cunha, pelo Consultor de Aquisições do PDCT, Sr. Cristino Veiga, e pelo Assistente de Engenharia Civil do PDCT, Engº Baltazar Cristovão.

O objectivo da delegação angolana é participar numa acção de formação sobre parques de ciência e áreas de inovação, colher experiências sobre construção e gestão de parques de ciência e áreas de inovação, estabelecer contactos para futuras parcerias, bem como participar em reuniões de trabalho com o Consórcio que irá fiscalizar a obra que iniciará este ano.

Para informações sobre o futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, consulte o link: https://ciencia.ao/projectos-mescti/pdct/concursos/item/1202-anuncio-de-adjudicacao-de-contrato-construcao-do-parque-de-ciencia-e-tecnologia-de-luanda

Sevilha, 27 de Setembro de 2022

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