Menu
RSS

ISCED-HUÍLA abre Edital para a 2. Edição do Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância - Candidaturas até 15 de Novembro de 2022

 

A Direcção do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla torna público que, será ministrado, no Ano Académico 2022/2023, a 2. Edição do Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância, com 30 vagas, aprovado pelo Decreto Executivo n.° 92/20, de 28 de Fevereiro.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Mestrado funciona em regime de ensino presencial e tem a duração de quatro (4) semestres, num total de 2400 horas de actividades curriculares, que correspondem 160 Unidades de Crédito. Os dois primeiros semestres correspondem à parte lectiva e os dois últimos à realização de um Estágio Profissional Supervisionado e de um Trabalho de Projecto. As actividades curriculares de contacto directo, serão semanais, de segunda a sexta-feira (das 16 horas às 20 horas).

 

PERFIL DO CANDIDATO AO CURSO

Requisitos

  1. Possuir o grau académico de Licenciado, devidamente atestado documentalmente, concluído com média igual ou superior a 14 valores, num dos seguintes domínios: Educação de Infância, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Ciências da Educação, Pedagogia, Psicologia, Música ou outro considerado relevante para o efeito pela Comissão Científica do Curso;
  2. Possuir qualificação profissional docente como Educador de Infância, obtida no Ensino Pedagógico, Secundário ou Superior;
  3. Ter no mínimo dois anos de experiência profissional docente, como Educador de Infância ou como Professor de Metodologia de Educação de Infância no Ensino Pedagógico;
  4. Ter fluência na Língua Portuguesa;
  5. Ter, no máximo, trinta e cinco (35) anos de idade;

Os requisitos do perfil de entrada referidos nas alíneas a) e b) do número anterior podem também ser satisfeitos com qualificações obtidas no estrangeiro, desde que tenham sido legalmente reconhecidos no país como equivalentes.

Os requisitos referidos na alínea c) do número anterior também podem ser satisfeitos com experiência profissional docente no estrangeiro, desde que seja devidamente comprovada.

Obs: Os candidatos devem ser funcionários públicos (Docentes) do Ensino Superior ou do Ministério da Educação.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA

Ler mais ...

MESCTI e BAD analisam os projectos em curso e avaliam novas oportunidades de cooperação.

Realizou-se hoje, 03 de Outubro de 2022, a reunião entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento, na sala de reuniões do 6º andar, do edifício sede deste Departamento Ministerial, sito no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, em Luanda. 

A Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a desenvolver uma missão de supervisão, no período de 03 a 14 de Outubro do corrente, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia de Angola (PDCT), que é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n. °11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia, através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve: i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. 
 
Na reunião de hoje, dentre as várias acções previstas, a Delegação do BAD informou que a missão em curso tem como objectivos: (i) constatar o estado e o desempenho do projeto (PDCT); (ii) resolver quaisquer desafios de implementação e desenvolver estratégias para a conclusão tempestiva das actividades pendentes, em particular, a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (STP) e; (iii) discutir com o Governo possíveis áreas de colaboração, alavancando o PDCT, no contexto do Plano Nacional de Desenvolvimento do País , com início previsto para 2024. 
 
A Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento, liderada pela Sra. Hendrina Doroba, Gerente da Divisão de Educação e Desenvolvimento de Competências, integrou também pelo Sr. Raymond Besong, Economista Chefe de Desenvolvimento, (RDGC) e pelo Sr. Túlio António Cravo, Economista Principal. 
 
Pelo MESCTI, liderou a reunião a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que se fez acompanhar do Secretário Geral do MESCTI, Sr. Ndilu Mankenda Nkula, do Coordenador do PDCT, Sr. Ricardo Queirós, bem como do Consultor da Ministra, Sr. Filipe Vicente Baião.
 
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 03 de Outubro de 2022.
Ler mais ...

MESCTI e Programa UNI.AO realizam Capacitação em Matéria de Ensino à Distância

Arrancou de 28 a 30 de Setembro, no Hotel Monalisa, em Luanda, a primeira edição de capacitação em B-learning. Uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em parceria com o Programa UNI.AO. A formação, ministrada pela Digital Factory, visa capacitar 57 docentes e técnicos de 6 Instituições de Ensino Superior.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva e contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Dr. Emanuel Catumbela, bem como da equipa do Programa UNI.AO.

Na sua intervenção, João Júlio, Coordenador da equipa da Digital Factory, começou por agradecer pela presença de todos, afirmando que o primeiro dia tratava-se apenas do pontapé de saída e conta com a colaboração de todos os envolvidos para garantir o sucesso desta iniciativa. Já a Dra. Jeanne Vivet, Perita Técnica do Programa UNI.AO, realçou que o B-learning irá facilitar o maior acesso à formação pós-graduada por parte dos estudantes e que a iniciativa contribuirá para o processo de digitalização do ensino superior em Angola.

O Secretário de Estado saudou os formandos, augurando um bom desempenho, para que a implementação do B-learning nas IES seja uma realidade. Frisou ainda que "essa formação vai garantir a viabilização dos projectos ligados à aprendizagem e ensino, daí a sua relevância por ser uma modalidade de ensino que tem tudo para dar certo". Terminou agradecendo a iniciativa do Programa UNI.AO, sublinhando o profissionalismo da Digital Factory e desejando “um bom trabalho para que haja resultados em que podemos nos orgulhar e garantir o desenvolvimento do ensino superior”.

Saiba e veja mais em: https://www.facebook.com/programauniao/

 

Ler mais ...

Delegação do MESCTI participa na 39ª Conferência Mundial sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e tecnologia (PDCT), em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como principal objectivo a construção de um Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda, uma delegação angolana participa na 39ª Conferência Mundial Sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação, realizada na cidade de Sevilha, Espanha, de 27 a 30 de Setembro.

A Conferência Mundial é organizada pela Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), sob o lema “Mudança verde e digital induzida pela inovação – o papel dos ecossistemas de inovação”.

A referida delegação é composta pelo Coordenador do PDCT, Dr. Ricardo Queirós, pelo Director Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. António de Alcochete, pelo Director Geral do Centro Nacional de Investigação Científica, Dr. Adérito da País Cunha, pelo Consultor de Aquisições do PDCT, Sr. Cristino Veiga, e pelo Assistente de Engenharia Civil do PDCT, Engº Baltazar Cristovão.

O objectivo da delegação angolana é participar numa acção de formação sobre parques de ciência e áreas de inovação, colher experiências sobre construção e gestão de parques de ciência e áreas de inovação, estabelecer contactos para futuras parcerias, bem como participar em reuniões de trabalho com o Consórcio que irá fiscalizar a obra que iniciará este ano.

Para informações sobre o futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, consulte o link: https://ciencia.ao/projectos-mescti/pdct/concursos/item/1202-anuncio-de-adjudicacao-de-contrato-construcao-do-parque-de-ciencia-e-tecnologia-de-luanda

Sevilha, 27 de Setembro de 2022

Ler mais ...

Conheça os Manuais de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior lançados pelo INAAREES

O INAAREES lançou oficialmente no pretérito dia 14 de Junho do corrente ano, no Hotel Epic Sana, em Luanda, os Manuais de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que servirão de grande utilidade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior de Angola.

O acto de lançamento teve como objectivo divulgar e partilhar com as IES, em particular, e a sociedade, em geral, os instrumentos de auto-avaliação e avaliação externa e acreditação do ensino superior nacional. A prática da avaliação externa e acreditação no Subsistema de Ensino Superior iniciará com o suporte deste e doutros instrumentos publicados. Augura-se que a sua aplicação seja rigorosa, para que se possa, de forma crítica, aferir as insuficiências e encontrar soluções para a melhoria do Sistema de Garantia de Qualidade do Ensino Superior em Angola.

Para mais informação, faça o download dos Manuais em anexo:

Ler mais ...

MESCTI divulga o número de vagas para o Ano Académico 2022/2023 e o Quadro Legal das IES Privadas e respectivos cursos

COMUNICADO

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) vem, por este meio, proceder à divulgação do número de vagas disponíveis nas Instituições de Ensino Superior, para o ano académico de 2022/2023.

Os dados foram recolhidos nas 98 Instituições de Ensino Superior (IES) legalmente reconhecidas e em funcionamento, das quais 28 são públicas e 70 são privadas.

Estão disponíveis 158.910 vagas, sendo 134.472 para as IES Privadas, representando 85%, e 24.438 vagas para IES públicas, correspondendo a 15%.

Comparativamente ao Ano Académico de 2021/2022, constatou-se um aumento de 6.984 vagas, ou seja, mais 4,6%. 

Eis a distribuição percentual das vagas por áreas de conhecimento:

  • Ciências Sociais, Humanidades e Artes, com 61,4%;
  • Ciências Naturais e Exactas com 2,5%;
  • Engenharias e Tecnologias, com 20,4%;
  • Ciências Médias e da Saúde, com 15,4 %;
  • Ciências Agrárias e Veterinárias, com 0,2%.

Por outro lado, o MESCTI alerta o público, em geral, e os candidatos ao ingresso ao ensino superior, em particular, que no acto de inscrição de candidatura a formação graduada numa Instituição de Ensino Superior Privada, devem verificar previamente se esta é detentora do respectivo Decreto Presidencial de criação e do Decreto Executivo que cria o curso de graduação em que se candidata.

Nesta conformidade, a inscrição e a matrícula em estabelecimento de ensino superior ilegal é da inteira responsabilidade das entidades promotoras e dos candidatos que nela se inscreveram, nos termos da lei.

Para mais informação, consulte o Quadro Legal das Instituições de Ensino Superior Privadas referente ao Ano Académico 2022/2023 e respectivos cursos.

Anexos:

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais