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MESCTI divulga o número de vagas para o Ano Académico 2022/2023 e o Quadro Legal das IES Privadas e respectivos cursos

COMUNICADO

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) vem, por este meio, proceder à divulgação do número de vagas disponíveis nas Instituições de Ensino Superior, para o ano académico de 2022/2023.

Os dados foram recolhidos nas 98 Instituições de Ensino Superior (IES) legalmente reconhecidas e em funcionamento, das quais 28 são públicas e 70 são privadas.

Estão disponíveis 158.910 vagas, sendo 134.472 para as IES Privadas, representando 85%, e 24.438 vagas para IES públicas, correspondendo a 15%.

Comparativamente ao Ano Académico de 2021/2022, constatou-se um aumento de 6.984 vagas, ou seja, mais 4,6%. 

Eis a distribuição percentual das vagas por áreas de conhecimento:

  • Ciências Sociais, Humanidades e Artes, com 61,4%;
  • Ciências Naturais e Exactas com 2,5%;
  • Engenharias e Tecnologias, com 20,4%;
  • Ciências Médias e da Saúde, com 15,4 %;
  • Ciências Agrárias e Veterinárias, com 0,2%.

Por outro lado, o MESCTI alerta o público, em geral, e os candidatos ao ingresso ao ensino superior, em particular, que no acto de inscrição de candidatura a formação graduada numa Instituição de Ensino Superior Privada, devem verificar previamente se esta é detentora do respectivo Decreto Presidencial de criação e do Decreto Executivo que cria o curso de graduação em que se candidata.

Nesta conformidade, a inscrição e a matrícula em estabelecimento de ensino superior ilegal é da inteira responsabilidade das entidades promotoras e dos candidatos que nela se inscreveram, nos termos da lei.

Para mais informação, consulte o Quadro Legal das Instituições de Ensino Superior Privadas referente ao Ano Académico 2022/2023 e respectivos cursos.

Anexos:

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COMUNICADO: Encerramento dos Editais para Financiamento de Projectos (FUNDECIT)

 

COMUNICADO

Encerramento dos Editais para Financiamento de Projectos


A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) vem, por este meio informar a sociedade, a comunidade científica e, em particular, os candidatos aos editais publicados a 17 de Junho de 2022 que os mesmos encerraram no final do passado dia 2 de Agosto, conforme previsto, com 203 candidaturas a financiamento de projectos, distribuídas pelos editais n.º 1 (74), 2 (48) e 3 (81).

Para além das explicações prestadas no acto de lançamento dos editais, foram proporcionadas mais duas sessões de esclarecimento (6 e 19 de Julho) e outra de balanço (5 de Agosto) e o site da FUNDECIT publicou regularmente as questões colocadas pelos interessados e respectivas respostas. Foi também concedida uma semana (até às 12h00 do próximo dia 12 de Agosto) para os candidatos e outros interessados poderem apresentar alguma exposição, questão ou proposta sobre esse processo para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A partir desse momento, iniciará a triagem administrativa e revisão das propostas para apuramento das candidaturas aprovadas, consequente assinatura dos acordos e financiamento.


FUNDECIT, em Luanda, aos 5 de Agosto de 2022

O Director Geral

Mário Fresta

 

Comunicado - PDF

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MESCTI publica o Calendário Académico 2022/2023

 

 

 

REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

DECRETO EXECUTIVO N.º 40/2022 
DE 19 DE JULHO

Considerando que o Decreto Presidencial n.° 6/21, de 5 de Janeiro, determina que o Departamento Ministerial responsável pela gestão do Subsistema de Ensino Superior deve, anualmente, aprovar o calendário especifico respeitante a cada ano académico a vigorar nas Instituições de Ensino Superior Públicas, Público-Privadas e Privadas;

Havendo necessidade de se fixar o Calendário do Ano Académico2022/2023, de modo a operacionalizar o Calendário Académico do Subsistema de Ensino Superior, em conformidade com o disposto no artigo 16.° do Decreto Presidencial n.° 6/21, de 5 de Janeiro;

Em conformidade com os poderes delegados pelo Presidente da República, nos termos do artigo 137.° da Constituição da República de Angola, e de acordo com o disposto no n.° 3 do Despacho Presidencial n.° 289/17, de 13 de Outubro, conjugado com a alínea k) do n.° 1 do artigo 5.° do Decreto Presidencial n.° 221/20, de 27 de Agosto, determino:

ARTIGO 1.º
(Aprovação)

É aprovado o Calendário do Ano Académico2022/2023 a vigorar nas Instituições de Ensino Superior Públicas, Público-Privadas e Privadas, constante do anexo I ao presente Diploma, de que é parte integrante.

ARTIGO 2.°
(Princípios orientadores)

Os princípios orientadores respeitantes à organização e concretização do Calendário do Ano Académico 2022/2023 constam do Anexo II ao presente Diploma, de que é parte integrante.

ARTIGO 3.°
(Aplicação obrigatória)

1. O Calendário do Ano Académico 2022/2023, ora aprovado, é de aplicação obrigatória em todas as Instituições de Ensino Superior Públicas, Público-Privadas e Privadas.

2. O Titular do Órgão Singular de Gestão de cada Instituição de Ensino Superior tem a responsabilidade de assegurar o cumprimento integral das acções prescritas no Calendário Académico Anual, aprovado pelo presente Diploma.

ARTIGO 4.°
(Direito aplicável)

O Calendário do Ano Académico 2022/2023 é aplicável de acordo com as disposições constantes na legislação vigente no Subsistema de Ensino Superior.

ARTIGO 5.º
(Dúvidas e omissões)

As dúvidas e omissões resultantes da aplicação e interpretação do presente Diploma são resolvidas pelo Titular do Departamento Ministerial responsável pela gestão do Subsistema de Ensino Superior.

ARTIGO 6.°
(Entrada em vigor)

O presente Decreto Executivo entra em vigor na data da sua publicação em Diário da República.

 

Publique-se.

Luanda, aos 19 de Julho de 2022.

 

A MINISTRA

MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA

 

Em anexo: Calendário Académico e Princípios Orientadores

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Ministra Maria do Rosário Bragança Inaugura o Instituto Superior Politécnico do Bengo!

O Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISPBengo) é a segunda Instituição Pública de Ensino Superior a entrar em funcionamento na Província do Bengo e mais nova instituição pública de ensino superior no país, criada pelo Decerto Presidencial nº285/20, de 29 de Outubro. Foi inaugurado Quinta-Feira, 21 de Julho de 2022, pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, para o arranque no ano académico 2022-2023.
 
A responsável referiu que “com esta inauguração, o Executivo dá o exemplo dos passos a seguir para criação e funcionamento de instituições do ensino superior, evitando erros do passado", tendo apelado à presidência da instituição para fazer valer o cumprimento das normas.
 
O ISP Bengo, localizado na comuna das Mabubas , município do Dande, está projectado para ministrar 8 cursos, e iniciará o ano académico 2022-2023 com o curso de Tecnologia Agro alimentar, com três departamentos (Administração e Negócios, Ciências Agrárias, Engenharia e Tecnologias), com 10 docentes e 60 estudantes.
 
A Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, manifestou a sua satisfação e alegria, frisando que "a província ganha mais uma fábrica do saber, que vem responder a umas das grandes solicitações dos nossos jovens, que se prende com a necessidade da formação em ciências agrárias, pelo facto da nossa província ser essencialmente agrícola”. Adiantou que o ISP Bengo vai requerer “a nossa atenção e cuidado para superar as barreiras e obstáculos”, tendo augurado uma formação de qualidade nesta instituição, que vai beneficiar cientificamente o sector agrícola da província de forma geral e as cooperativas em particular”.
 
Durante a inauguração foi assinado o memorando de cooperação entre ISP Bengo e a Universidade Rainha Njinga de Malanje, no âmbito da troca de experiências referente ao curso de Tecnologia Agro-Alimentar.
 
Fonte e Imagens: Governo Provincial do Bengo (DCI)
Adaptação: MESCTI (GTICI)
 
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FUNDECIT realiza Sessão de Esclarecimento Colectivo de Dúvidas sobre os Editais para Financiamento de Projectos no dia 19 de Julho!

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) tem a honra de convidar aos Gestores de Instituições do Ensino Superior (IES) e Gestores de Instituições de Investigação Científica (I&D) localizadas em todo o país, assim como os docentes e investigadores interessados, para participarem virtualmente na segunda e última sessão de esclarecimento colectivo de dúvidas sobre os editais para financiamento de projectos pela FUNDECIT, que terá lugar no próximo dia 19 de Julho (terça-feira) a partir das 10h00, com duração máxima de 90 minutos através das seguintes credenciais:

Na expectativa da dignificante participação dos Gestores das IES e I&D, extensiva aos docentes investigadores das mesmas instituições, a FUNDECIT subscreve com melhores cumprimentos.

Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em Luanda, 13 de julho de 2022

 

Por favor, baixar o anexo: Convite

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Sob o Lema: "Consolidar um Ensino Superior de Qualidade", Angola e Moçambique celebraram 60 Anos de Ensino Superior.

No dia 28 de Junho do corrente ano, deslocou-se à cidade de Maputo, República de Moçambique, uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação liderada pela sua Titular, a Ministra Maria do Rosário Bragança, para a celebração dos 60 Anos de Ensino Superior de Angola e Moçambique, que culminou de 29 de Junho a 1 de Julho com uma Conferência Internacional sob o lema: “Consolidar um Ensino Superior de Qualidade”.
 
O presente ano marca os sessenta (60) anos do ensino superior em Angola e Moçambique. Com efeito, decorreram seis décadas desde que os Estudos Gerais Universitários de Angola (EGUA) e os Estudos Gerais Universitários de Moçambique (EGUM) foram estabelecidos, por Decreto, a 21 de Agosto de 1962, criando, deste modo, a primeira instituição de ensino superior nas então colónias portuguesas.
 
As celebrações dos sessenta (60) anos do ensino superior em Angola e em Moçambique, proporcionaram uma ocasião fundamental para os Governos destes dois (2) países mobilizarem os diversos actores da sociedade, nacionais e estrangeiros, que participaram em debates sobre as reformas das políticas públicas do ensino superior e as consequentes acções, na busca de propostas exequíveis para responder aos principais desafios, através de conferências nacionais, regionais, internacionais, eventos virtuais e de outras modalidades, que colheram o melhor da inteligência colectiva da esfera pública que, à posterior, poderão ser transformadas em planos de acção concretos.
 
A Conferência Internacional alusiva aos 60 anos de Ensino Superior de Angola e Moçambique, decorreu em formato híbrido (presencial e on-line). As apresentações dos trabalhos científicos estiveram  organizadas em Conferências Principais, Sessões paralelas e Mesas redondas. A Conferência esteve dividida em eixos ou áreas temáticas gerais, nomeadamente:
  1. Ensino e aprendizagem no ensino superior;
  2. Investigação no ensino superior;
  3. Extensão e inovação no ensino superior;
  4. Governação, administração e gestão do ensino superior
  5. Assuntos estratégicos e transversais ensino superior, i.e., ICT e Transição Digital, Mudanças Climáticas, COVID-19, etc.
O discurso de abertura da Conferência Internacional foi proferido pelo Presidente da República de Moçambique, Eng.º Filipe Jacinto Nyusi, que na sua alocução afirmou que a realização da Conferência Internacional "representa também um marco importante na caminhada de ambos os países na busca de respostas em relacção aos desafios do Subsistema, através da reflexão em torno do passado, do presente e dos desafios e perspectivas do Ensino Superior enquanto fonte de conhecimento para o desenvolvimento do país". Na sua abordagem, enfatizou que "apesar dos ganhos observados, Angola e Moçambique estão longe de ter pessoal suficiente e devidamente qualificado, e o calcanhar de aquiles continua a ser a necessidade de alargar o número de acesso ao Ensino Superior e ao mesmo tempo salvaguardar um ensino de qualidade que seja útil para os graduados, empregadores e a sociedade."
 
 
Para o Presidente Filipe Nyusi o ensejo é de que, a Conferência resulte na partilha de melhor informação, ideias inovadoras e bem estruturadas sobre políticas, estratégias e práticas do Ensino Superior que se podem adoptar para o melhor posicionamento dos países (Angola e Moçambique) na sua missão de formar estudantes, na investigação científica, na extensão, inovação, e na qualificação de docentes, para que os produtos resultantes das Instituições de Ensino Superior Angolanas e Moçambicanas sejam de qualidade relevante para o mercado e a sociedade.
 
Ainda no dia 1 de Julho do presente ano, no culminar da Conferência Internacional, a Ministra Maria do Rosário Bragança (MESCTI - Angola) e o Ministro Daniel Daniel Nivagara (MCTES - Moçambique) assinaram um acordo de cooperação nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação. O acordo estabelece dentre várias acções a cooperação na mobilidade de docentes, discentes e investigadores das IES e I&D, formação graduada e pós-graduada em áreas de conhecimento relevantes para o desenvolvimento social e económico das partes e dos recursos humanos em particular, partilha de documentos legais nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, colaboração entre as entidades responsáveis pela avaliação e acreditação de cursos e programas de graduação e pós-graduação, com vista a assegurar a qualidade do ensino superior e da ciência, fortalecendo a cooperação e a confiança mútua. 
 
Fizeram parte da delegação Directores Nacionais e Consultores do MESCTI, Magníficos Reitores e Vice-Reitores das IES Públicas e Privadas, Professores Catedráticos, Docentes e Investigadores.
 
Para assistir a conferência na íntegra, aceda aos links: Conferência Internacional - Abertura,  Conferência Internacional - Encerramento
 
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 04 de Julho de 2022.
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